Gestão da Mobilidade

10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer

10 Dicas sobre MDM que sua empresa precisa conhecer

O T.E.M (Telecom Expense Management) por si só já não é mais capaz de aportar todos os desafios voltados para: gestão de custos, segurança, MDM e EUM.

Gestores tem enfrentado problemas em lidar com uma miscelânea de ferramentas e plataformas distintas e suporte descentralizado na busca por uma gestão integrada. Por que então não ter tudo numa única plataforma?

Uso do gerenciamento de dipositivos móveis

O uso do processo MDM (Mobile Device Management) tem sido largamente utilizado na tentativa de gerenciar as features do dispositivo. São elas:

Segurança de Dispositivos, Agrupamento de dispositivos, Localização, Monitoramento da saúde do dispositivo e aprovisionamento de dispositivos. 

O que tem motivado no mercado o MDM ser somado a gestão de custos da telefonia

Um dentre tantos fatores é o surgimento dos planos Flat Fee (ligações ilimitadas). A demanda por controle passou a ser gestão de dados (o que se usa na internet da empresa) e segurança dos dispositivos.

Mas enga-se quem acha que o MDM (gerenciamento de dispositivos móveis) possa ser estanque ao T.E.M. (gestão de custos da telefonia corporativa). Tudo deve estar integrado numa plataforma com a suporte único especializado, afinal, você não vai querer que sua gestão fique assim:

Analogamente, fazer uma parte da gestão é como tentar proteger somente parte do seu patrimônio.

10 Dicas sobre MDM que sua empresa precisa conhecer
10 Dicas sobre MDM que sua empresa precisa conhecer

O MDM e o BYOD fazem parte de um processo macro atual conhecido como UEM (Undefined Endpoint Management). Iremos falar mais sobre o UEM em outro Post.

10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer

#1 Cadastro em massa

Sem perda de tempo, o ideal é rodar um cadastro massivo com envio de solicitação por e-mail, QR, ou integrar com plataforma de inventário de fabricantes: Apple DEP, Android Enterprise ou Samsung Knox, por exemplo.

#2 Alteração da mudança de layout

Prefira solução MDM/UEM que mantenham o layout dos dispositivos, de forma que o usuário não perceba que está sendo gerenciado.

#3 Acesso remoto aos dispositivos

Prefira uma solução MDM/UEM que te permita acesso remoto aos seus dispositivos através de integrações nativas e plug-in seguro.

#4 Bloqueio de dispositivos

Faça o bloqueios imediatos de dispositivos em caso de perda, roubo ou demissão do usuário.

Além da possibilidade de bloquear dispositivos você deverá ser capaz de apagar todas as informações do dispositivo ou fazer uma limpeza parcial.  No caso de bloqueios por exemplo, o dispositivo poderia ficar acessível somente por meio de uma senha que você redefinir.

#5 Grupos de dispositivos e características

Crie grupos comuns para facilitar sua gestão. Estes grupos de dispositivos móveis devem ser segmentados por atributos comuns dentro de sua empresa tais como: cargos dos usuários, departamentos e políticas de uso,   

#6 Gerenciamento da configuração de dispositivos

A distribuição de suas politicas e grupos deve ser facilitada por meio de uma solução completa que te permita instalar, desinstalar e modificar aplicativos instalados nos dispositivos remotamente. 

Por exemplo: Ser capaz de instalar ou desinstalar remotamente o WhatsApp

É indispensável ter uma solução que te possibilite a partir de um console de administração fazer e controlar a distribuição de Apps públicos ou corporativos. 

#7 Não conformidades nos dispositivos

Ter relatórios online de não conformidade de dispositivos, baseadas nas suas politicas de configuração aplicadas em diferentes dispositivos, podem te ajudar a tomar decisões rápidas e intervir a tempo em casos de: Retirada do chip, não atualização de Apps e ações planejadas não executadas. 

#8 Distribuição de documentos

Facilite a distribuição em massa de documentos e pastas para seus dispositivos. Documentos tais como: Formato em PDF, Planilhas em Excel, apresentações em Power Point e outros adicionais.  

#9 Geolocalização e limpeza

Tenha a geolocalização de seus dispositivos conectados a internet e envie atualizações através de um console de administração. 

Você também deve ser capaz de reinicializar um dispositivo ou realizar a limpeza completa destes dispositivos remotamente. 

Ser capaz de fazer o reset de senha de um determinado dispositivo é essencial. 

#10 Notificação de alteração de chip

Seja capaz de monitorar, identificar  e ser alertado sobre a utilização de um segundo chip no dispositivo. 

Caso o dispositivo tenha 1 chip e este for retirado/alterado, você como gestor deve ser alertado.

Caso o dispositivo seja dual, quaisquer alterações em cada um destes dois chip também deverá alertar ao gestor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *