+55 (31) 4141-7429

A verdade sobre o Claro 4.5G no Brasil

VocêGestor > Blog > Análise de Planos Corporativos > A verdade sobre o Claro 4.5G no Brasil
claro 4.5g no brasil

A verdade sobre o Claro 4.5G no Brasil

Conforme diz o ditado em vendas: “quem chega primeiro bebe água limpa”.

O marketing das Teles faz bem o seu dever casa, pois mais do que vender produtos vendem-se ideias e conceitos.

O conceito de “Meia Tecnologia” não é de hoje!

Quem se lembra do 2.5G lançado e comercializado no Brasil já no inicio de 2000? Pois bem, ela usava tecnologia GPRS e EDGE com velocidades de até 384 Kbps.

Quem se lembra da Telemig Celular (antes de ser adquirida pela Vivo) com sua chamada “Venha para o Edge”? Afinal somente Telemig tinha o EDGE (até 2.75G) para oferecer.

Sobre o Claro 4G

De fato, segundo a OpenSignal, a Claro lidera o ranking de velocidade no 4G no Brasil, bem a frente da concorrência.
4G Claro

O que é o 4.5G?

Lançado no 4º trimestre de 2017, o 4.5G chegou mais com pinta de propaganda do que iniciativa tecnológica.  Como disse o CTO da TIM Leonardo Capdeville, “…não há meia tecnologia, pois o 4.5G é mais um posicionamento de marketing do que tecnológico”.

Do ponto de vista tecnológico, o 4.5G ainda faz parte da tecnologia/plataforma 4G que ainda utiliza o LTE (Long Term Evolution).

“O 4.5G oficialmente conhecido como LTE-A, oferece velocidades mais rápidas e com maior estabilidade do que 4Gm afinal ele pode chegar até 300 Mbps.”

O 4.5G consegue ser mais veloz, pois agrega múltiplos canais que trafegam dados móveis de várias fontes (Estação de rádio base) ao mesmo tempo. “

Os parágrafos acima são surpreendentes, não fosse o fato dessa afirmação (verdadeira) ser fruto de testes em laboratório!

Mas qual é a obrigação da Claro 4.5G segundo a Anatel?

Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011 – Artigo 22

Art. 22.  Durante o PMT, a Prestadora deve garantir uma Taxa de Transmissão Instantânea na Conexão de Dados, tanto no download quanto no upload, em noventa e cinco por cento dos casos, de, no mínimo:

I –  vinte por cento da taxa de transmissão máxima contratada pelo Usuário, nos doze primeiros meses de exigibilidade das metas, conforme estabelecido no art. 55 deste Regulamento;

II –  trinta por cento da taxa de transmissão máxima contratada pelo Usuário, nos doze meses seguintes ao período estabelecido no inciso I deste artigo; e

III –  quarenta por cento da taxa de transmissão máxima contratada pelo Assinante, a partir do término do período estabelecido no inciso II deste artigo.

Meta do 4.5G exigida pela Anatel

20% é a meta de qualidade exigida pela ANATEL, uma vez que a base de velocidade potencial é de 300 Mbps do 4.5G. Portanto, a Claro é obrigada a entregar pelo menos 60 Mbps de velocidade.

Ainda é cedo para falar sobre o cumprimento da meta, mas esperamos que a Claro cumpra o nível de qualidade disposto pela Anatel.

A cobertura do Claro 4.5G no Brasil

Dentre os 5570 municípios existentes no Brasil há 140 cidades com a cobertura Claro 4.5G.

Aparelhos 4.5G

Até a data da publicação deste Post, poucos são os aparelhos no Brasil que suportam o Claro 4.5G e da mesma forma ofertados no site da Claro.

Caso você queira navegar em 4.5G também terá que desembolsar no mínimo R$ 2.400,00 por um novo Smartphone.

  • Moto Z² Force Power
  • iPhone (X 256GB, iPhone 8 Plus 64GB, iPhone 8 64GB);
  • Samsung (Galaxy A8, Samsung Galaxy S8 Plus, Samsung Galaxy S8);
  • LG G6

Caso seu aparelho não seja compatível, você não trafegará em velocidades do Claro 4.5G.

Conclusão

Para que você navegue no Claro 4.5G, você precisará de um Smartphone novo compatível, deverá residir ou estar numa capital e contratar um pacote de dados com uma franquia de no mínima 3GB.

No Plano Claro Prezão, ainda duvido que vá funcionar.

Resta dizer que como inciativa tecnológica é valido este movimento da Claro, sobretudo para ir abrindo caminho ao sonhado 5G.

4 thoughts on “A verdade sobre o Claro 4.5G no Brasil

    1. Olá Túlio. Nos grandes centros funciona. Como o BR tem dimensões continentais, atingir no interior do país 13,75 MB/s como foi o seu caso, ainda vai demorar um pouco.

  1. Em testes por santa Catarina media de 40mgbs no 4g e minimo de 80mgbs no 4.5 parece q a claro tá cumprindo com folga seu compromisso pois alguns testes chegamos a 188mbps. Enquanto outras operadoras de ves enquando nao chegam a 5mbs diferença bem grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429