10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas Parte 1

VocêGestor > Blog > Vivo > 10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas Parte 1

Elaboramos pra você uma lista de 10 cuidados antes de fechar Contrato Vivo Empresas Parte 1. Fique livre de custos inesperados e dores de cabeça na gestão da telefonia de sua empresa.

Análise do contrato Vivo Empresas

Que análise de contratos é coisa para especialistas do Direitonão se discute. Por isso, não vamos abordar aqui as cláusulas textuais, obrigatoriedade e reajustes!
Vamos atacar aquilo que conhecemos, o famoso “TERMO DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO MÓVEL PESSOAL – VIVO EMPRESAS”, mais conhecido como TERMO SMP.

Por que estamos abordando isso?

Do ponto de vista do seu Core Business, o serviço de telefonia jamais será uma atividade-fim de sua empresa. Na engenharia, por exemplo, a telefonia será sempre um Overhead. 
Um erro contumaz que cometemos é achar que a operadora de telefonia é mais um simples fornecedor de serviços linear e homogêneo, como Luz e Água.
No caso de contratos de serviços de telefonia celular, a coisa é bem diferente.

Pra que serve então o departamento jurídico da minha empresa?

O departamento jurídico é indispensável, ora. É praxe dos gestores que contratam os serviços Vivo Empresas remeterem o contrato ao departamento jurídico para análise.
Para o pessoal do jurídico aqui vai uma dica: A coisa mais danosa destes contratos de telefonia não são as cláusulas textuais; são os valores e variáveis de serviços implícitos no Termo SMP. Digo implícitos, pois embora estejam no contrato, acabam passando desapercebidos.

O calcanhar de aquiles das empresas na hora de tentar negociar com a Vivo

A Vivo não irá alterar o contrato se você discordar, principalmente para o mercado de Pequenas e Médias Empresas. O que pode haver são ofertas e promoções.
Sob o conceito da Matriz de Porter, o poder de barganha do cliente junto as operadoras é quase zero. Portanto, embora haja profissionais críticos e capacitados na área jurídica das empresas, dificilmente a operadora irá ceder e “customizar” o contrato.

E aí, você acha que há clareza nos Contratados Vivo Empresas?

Responda se puder: Qual é o valor que sua empresa paga na ligação VC2 e VC3 para outra operadora? Acesse os contratos da Vivo abaixo e tente encontrar sua tarifa de mercado!
Termo de adesão Vivo
Contrato de Adesão Vivo
Encontrou sua tarifa? Pois é, a menos que você tenha em mãos o seu Termo SMP VIVO 100% conciso, você muito dificilmente encontrará na internet os valores de tarifas praticados por ela.

Então o que fazer?

A solução é preventiva, sempre!

10 cuidados antes de fechar contrato Vivo empresas parte 1

A clareza do seu Termo SMP pode não resolver os problemas de erros de cobrança da Vivo, mas certamente te municiará para realiza sua contestação de conta.

1) Tarifa do minuto local e interurbano no Termo SMP

Às vezes o consultor na pressa de vender se esquece de uma das coisas principais: Preencher o campo onde constam os valores de ligação.
Exija que esteja no contrato os valores de ligações Locais (Vc1) e Interurbanas (VC2 e VC3). Não são poucos os casos sobre a inexistência desses valores preenchidos no contrato.
Para o caso do mercado PME (Pequenas e médias empresas) em que as tarifas são padronizadas, nem sempre o Valor do VC1, VC2 e VC3 estarão preenchidos.

Exemplo Contrato PME

Exemplo Contrato Grandes Empresas (GE)

2) Saiba quantas linhas você está contratando

Verifique se a quantidade de linhas está de acordo com o que você pediu.  Vide o campo “Quantidade de Linhas” e some as colunas.

Neste caso são 32 linhas.
É indispensável conferir isso, pois infelizmente há casos de desvios de conduta de consultores mal intencionados que inserem linhas a mais para alcance de metas e remunerações.

3) Fique de olho no famoso Desconto Promocional

Verifique se o desconto promocional está de acordo com o ofertado pelo consultor no campo “Desconto Promocional Mensal”.
Esses são os descontos promocionais que a VIVO aplica em cada linha móvel de forma mensal enquanto o seu contrato estiver vigente.

As vezes são prometidos e ofertados descontos mirabolantes, porém o sistema de oferta da Vivo segue um padrão não permitindo “milagres” de ofertas de alguns parceiros.
Quaisquer descontos “prometidos” fora do Termo SMP não servem.

4) Quantidade de aparelhos, preço unitário e parcelas mensais

Todo mundo gosta de aparelho. Tem até gestor que prefere renovar seu parque de aparelhos junto a VIVO, sob o compromisso de arcar com maiores tarifas, mais linhas na conta e maior comprometimento mensal.
Já que a questão é endêmica e que prefere pagar mais caro, não custa pelo menos checar se o valor da parcela do aparelho está no Termo.

5) Audite seu Termo SMP constantemente

Você tem auditado sistematicamente o valor dos aparelhos, minutos locais e interurbanos, valores de mensalidades e descontos promocionais cobrados em suas faturas?
O sistema VocêGestor faz isso 100%!

Parte 2

Fique atento ao próximo Post, onde traremos mais dicas sobre os Valores de Trade-in, Preço de mensalidades/pacotes e tipos de contratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *