+55 (31) 4141-7429

Como lidar com a pressão no trabalho?

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > Como lidar com a pressão no trabalho?

Encarar a pressão no trabalho não é tarefa fácil. Metas, prazos apertados e jornadas cansativas são alguns fatores que podem tornar o ambiente corporativo um local estressante.
Entretanto, a situação pode ficar muito mais fácil com a adoção de algumas medidas simples e eficazes. Quer saber quais são? Então, está no lugar certo! Veja 5 dicas para lidar melhor com a pressão e ter mais qualidade de vida em seu emprego!

1. Seja transparente

Está chegando ao fim do expediente e o seu gestor te deu mais uma tarefa? Situações como essa são mais comuns do que se imagina e, muita gente, acaba aceitando calado todas as demandas que lhe são atribuídas.
Porém, é muito importante que você seja transparente quando se sentir sobrecarregado. Converse com o seu gerente, explique a situação e proponha alternativas.
É muito melhor falar “eu não consigo fazer isso” do que realizar uma tarefa estressado e às pressas. Nesse momento, contudo, é importante certificar-se de que você não tem capacidades (ou tempo) para terminar aquilo que está sendo pedido.

2. Seja organizado

A desorganização é um dos principais fatores que causam sobrecarga e, consequentemente, pressão no trabalho. Por isso, no começo do seu expediente, organize as tarefas que precisam ser desenvolvidas e defina quais são as prioritárias.
Crie uma lista simples e organizada (pode ser uma planilha, um aplicativo ou ferramentas de gestão). Defina metas e estabeleça prazos para cada uma delas.
Além disso, é muito importante evitar checar e-mails com frequência durante a jornada: separe um momento específico do seu dia para isso. Já as redes sociais devem ser utilizadas somente ao final do expediente ou em um momento de descanso.

3. Evite cobranças excessivas

Muitas vezes, a culpa da pressão em ambientes corporativos é de nós mesmos. Por isso, certifique-se de que você não está se cobrando demais.
Caso contrário, você — junto com as exigências externas (clientes, gestores, etc.) causarão o efeito oposto ao desejado: falta de ânimo e de força para cumprir o que foi estabelecido.

4. Faça atividades prazerosas

Ninguém vive só de trabalho — nem mesmo os empresários. Para que o seu emprego não seja um lugar estressante, é importante que a sua mente esteja tranquila.
Nesse sentido, é essencial buscar momentos prazerosos em sua rotina. Sempre que puder, desligue-se do trabalho (não responda nem mesmo mensagens) e tire um tempo para ficar com a sua família e amigos.
Viagens, passeios e atividades físicas são alguns exemplos de atividades que são capazes de extravasar o estresse.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Quanto tempo perdemos preenchendo uma planilha de Excel? Muito, não é mesmo? Pois saiba que, atualmente, existem diversas ferramentas criadas para facilitar o dia a dia de uma empresa.
Há softwares e aplicativos para praticamente todos os segmentos. Com eles, você poderá organizar, gerir e controlar os seus trabalhos. O resultado é uma menor sobrecarga em cima dos funcionários e uma maior produtividade como um todo.
Gostou das nossas dicas sobre como diminuir a pressão no trabalho? Então, curta a nossa página no Facebook e receba outras ideias para aumentar a sua produtividade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429