Saiba como funciona o plano de Internet Compartilhada Corporativa e sua forma de cobrança.
A Internet Compartilhada já existe há um bom tempo nos planos de pessoas jurídicas, mas ultimamente os planos de pessoas físicas trazem uma avalanche de ofertas nesse sentido. Por exemplo, o Vivo Família.
Como funciona a internet compartilhada para pessoas físicas
Funciona a partir de um dispositivo móvel que contém uma linha de celular (linha mãe) com um alto pacote de dados móveis (140 GB por exemplo) sendo que os demais celulares “filhos” consomem simultaneamente esse pacote. Entretanto, tal plano família existe apenas no pós-pago.
O uso compartilhado simultâneo da mesma franquia não interfere na velocidade de acesso dos celulares do grupo, pois cada dispositivo acessa a internet de forma independente.
Importante: Jamais confunda plano de internet móvel compartilhada e o compartilhamento de internet fixa pelo seu modem wifi. Ademais, realizar compartilhamento de internet pelo wifi de forma clandestina certamente rende multas pesadas a quem o pratica.
Cobrança mensal
Para cada usuário dependente é cobrada uma assinatura para usar a franquia do celular titular. O valor alto da assinatura da franquia principal aparece somente na linha mãe.
Certamente o grande problema da internet compartilhada é que se um dos dependentes consumir toda a franquia, os demais ficarão sem navegar. Já viu o barraco né!
Internet Compartilhada Corporativa
Como funciona
Lembra-se do nosso post sobre Consumo Compartilhado?
A Internet Compartilhada Corporativa tem a mesma mecânica. Similarmente, ela também é consumo compartilhado, mas apenas para uso de internet apenas.
- É ativada uma assinatura de dados compartilhado com franquia em MB ou GB.
- Todas as linhas móveis (tem que estar numa mesma conta) consumirão do pacote compartilhado de dados, até o término da franquia.
- Analogamente, a internet compartilhada é uma caixa d’água, pois todos os celulares (torneiras) consomem dados de uma mesma franquia (caixa d’água).
- Ademais, dependendo do contrato, ao acabar o pacote, a velocidade da internet reduz.
Cobrança Mensal da internet compartilhada corporativa
A internet compartilhada é uma assinatura mensal na fatura do cliente a preço fixo.
Embora a preço fixo, os valores podem variar de acordo com o tamanho do pacote de internet, pois enquanto maior a franquia disponível, maior o valor mensal.
Exemplo de assinaturas de internet compartilhada corporativa Claro, em uso para monitoramento hidrológico:
- Consumo Compartilhado 200 MB, Consumo Compartilhado 50 MB, Consumo Compartilhado 500 MB.
Caso prático do uso da internet compartilhada em companhias de águas e saneamento
Companhias de água e saneamento certamente utilizam esse plano compartilhado para monitoramento hidrológico.
Embora haja outras técnicas, como por exemplo de geo-monitoramento, a internet compartilhada M2M tem ótimo custo benefício.
- Primeiramente, centenas de equipamentos ficam estrategicamente instalados ao longo das represas e mananciais.
- Em seguida, cada equipamento recebe um chip da operadora – Sim Card.
- Em seguida, realizam constantemente o monitoramento dos níveis transmitindo dados para um servidor remoto.
- A conexão de dados é feita usando franquia compartilhada da operadora contratada.
- Todos os equipamentos estão conectados simultaneamente consumindo a mesma franquia / pacote.
Confira a cobrança na sua fatura
O Gestor da telefonia corporativa deve dispor de ferramentas que possam realizar a auditoria de faturas confrontando as cobranças com o contrato. Como costumam ser centenas de linhas é praticamente impossível realizar essa tarefa manual. Conte com a ferramenta VocêGestor.
Bem eu pensei que fosse mais fácil compartilhar minha Net desde que seja da mesma operadora e que eu esteja pagando o plano direitinho mas achei muito complicado
Oi Luzinete, agradecemos pelo seu comentário.
No caso a internet compartilhada do plano corporativo é como uma caixa dágua de dados, onde as linhas de uma mesma conta podem usar a internet do plano de internet umas das outras.
Já o compartilhamento entre equipamentos numa mesma residência é uma outra questão, cuja a visita de um técnico pode te ajudar.