Ligações abusivas – Medidas da Anatel versus sistema financeiro e o que isso causa de impacto ao consumidor?
Embora a Anatel tenha criado medidas para conter ligações abusivas, o sistema financeiro (bancos, financeiras e empresas de cobrança) são os primeiros a burlar a regra.
VOCE JÁ RECEBEU LIGAÇÕES ABUSIVAS SE PASSANDO POR NUBANK, INTER, BANCO DO BRASIL, BRADESCO, ETC?
Nós brasileiros recebemos todo mês algo em torno de 22 Bilhões de ligações abusivas.
Metade dessas ligações são mudas, com duração de 6 segundos, denominadas robocall.
As empresas de telemarketing programam um robô para fazer ligações para uma lista de contatos previamente cadastrados. Em seguida, caso um humano atenda é válido o contato, e a partir daí não te dão mais sossego.
O que fez a Anatel para ajudar o consumidor contra Ligações abusivas?
A Anatel determina em 02/2025 que operadoras de telefonia notifiquem empresas que fazem ligações abusivas.
A Anatel criou um site (em 2019) chamado Não Me Perturbe – onde o consumidor pode pedir o bloqueio de ligações de telemarketing.
Da mesma forma, a Anatel determinou que as empresas que fazem mais de 100 mil ligações por dia adotem o prefixo 0303.
Segundo a própria Anatel, foram bloqueadas mais de 185 bilhões de ligações indesejadas.
Mas o problema continua…..
Medidas da Anatel versus Sistema financeiro
Lembra do Tropa de Elite 2 – o “sistema se reorganiza, articula novos interesses”, pois é.
Não precisa de muito detalhe para saber que as tentativas da Anatel são burladas pelas próprias empresas que deveriam respeitar a regra do 0303.
![](https://vocegestor.com/wp-content/uploads/2025/02/ligacoes-abusivas.jpg)
Como é a brecha das ligações abusivas ?
Muito simples! Os bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito necessariamente precisam ligar para você de conformidade com a regra 0303. Quando as ligações partem diretamente desses canais até funciona!
O problema são os terceiros (ditos parceiros, assessorias…!)
Empresas subcontratadas de financeiras e bancos turbinam ligações abusivas
Os terceiros bancários (empresas de advocacia, factoring e cobrança) tem de fato uma estrutura parca tecnológica de comunicação.
Além de números virtuais, elas usam chipeiras de celular para entrar em contato, oferecer soluções, cobrança ou negociação. São essas empresas (não todas) que contribuem massivamente para as 185 bilhões de ligações indesejadas. NÃO USAM O 0303.
Uma “chipeira” é um equipamento cujos chips de telefonia móvel são inseridos, e que a partir de um programa, as ligações “saem” por eles indiscriminadamente.
Qual o controle da Anatel sobre isso? Nenhum!
Medidas da Anatel versus Sistema financeiro – A tragédia amplificada
Como os Bancos empresas de crédito / cobrança, “assessorias de cobrança” – fazem nada para balizar seus próprios terceiros à regra da Anatel, abriu-se espaço para golpistas de plantão!
Entenda que parceiros ou assessorias nada mais são que terceiros!
Da mesma forma não estamos dizendo aqui que terceiros bancários são golpistas.
As falsas centrais telefônicas
Uma vez que há uma lacuna deixada pelos Bancos e mais precisamente sua rede de terceiros que não obedecem as regras da Anatel, os golpes se proliferam.
É um fato, veja por exemplo essa matéria onde a PC cumpriu mandatos em 6 estados.
a) De certa forma, não se sabe como, quadrilhas capturam uma lista de contato de clientes bancários. Se a negativa de que dados não vazam é verdadeira, então como sabem que você é cliente do Nu Bank, Banco do Brasil Bradesco etc, por exemplo…??
b) Eles se aproveitam, pois sabem que empresas terceiras (devidamente contratadas pelos bancos para exercer cobrança) não usam número 0303 para entrar em contato com o consumidor.
c) Uma vez que sabem da “não regra” eles criam uma estrutura tecnológica (falsas centrais telefônicas) para aplicar golpes, se passando por terceiros e até pelos bancos.
Rede de golpistas se acham a mente criminosa do século (Lex Luthor) mas o que fazem é um golpe tecnologicamente simples.
Como você acha que isso pode ser resolvido?