Problemas com operadoras de telefonia são comuns entre os brasileiros. Tudo piora quando não se consegue resolvê-los. Infelizmente, as Operadoras de telefonia e os atendentes que as representam, muitas vezes, demonstram verdadeiro descaso, dificultando a solução dos problemas e tornando algo que seria fácil e simples de resolver em um grande desgaste. Mas não se preocupe! Neste post vamos dar seis dicas práticas e eficientes sobre como resolver problemas com operadoras de telefonia sem que você precise se estressar tanto. Confira!
Como resolver problemas com operadoras de telefonia?
1. Tente negociar amigavelmente com a operadora
Se não conseguir resolver o problema via atendimento digital ou através da secretária eletrônica, tente fazer contato direto com um atendente. Isso pode ser difícil, mas a insistência será necessária para você explicar o problema e buscar uma solução definitiva.
Você também pode ir até uma loja ou escritório da operadora, caso não consiga estabelecer contato por nenhum dos meios disponíveis. Converse e tente resolver o problema amigavelmente – um atendente tratado com educação tende a ter mais disposição a ajudar.
2. Advirta sobre a tomada de medidas mais extremas
Caso perceba que a negociação amigável não está sendo respeitada, realize o processo anterior novamente, mas, dessa vez, ameace tomar medidas mais severas, como acionar a justiça.
Muitas vezes, esses discursos assustam e podem estimular o atendente e a empresa a resolver os problemas mais rapidamente para evitar o desgaste da burocracia.
3. Faça a reclamação em sites específicos
Outro meio interessante que pode utilizar para resolver problemas com operadoras de telefonia é registrar o caso em sites de reclamações como o Reclame Aqui, Proteste, Consumidor, etc. Além da comodidade de resolver o problema via internet, esses sites promovem uma taxa alta de resolução dos problemas, fornecendo também estatísticas de resolução para cada empresa cadastrada.
4. Registre uma reclamação na Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão regulador das operações exercidas pelas empresas de Telefonia no Brasil e está aberta a sugestões e reclamações do público. Aproveite essa oportunidade e, se não conseguir resolver o problema com as medidas anteriores, registre uma reclamação lá. Tenha seu protocolo de reclamação em mãos e ligue no 1331.
O órgão é bastante respeitado pelas empresas de telefonia e só uma ameaça de contatá-lo costuma ser suficiente para motivar a resolução dos casos. Use isso a seu favor!
5. Registre uma reclamação no Procon
Se você realizou todas as etapas anteriores e ainda assim não conseguiu resolver o problema, é hora de ir um pouco mais fundo. Visite uma agência do Procon (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) pessoalmente e registre a reclamação.
Lá existem profissionais acostumados com esse tipo de situação e preparados para ajudar você a resolver tudo da forma mais rápida e simples possível. E tem mais: eles indicam bons advogados para ajudá-lo, caso isso seja necessário.
Por ser um órgão competente e respeitado, a taxa de soluções também é alta e vale a pena considerá-lo.
6. Acione a justiça
Não vou mentir para você: existem casos em que as empresas de telefonia podem relutar em resolver. Seja lá qual for o motivo, há casos em que só a justiça poderá ajudar. Se o seu chegar a esse ponto, a última e mais extrema das medidas é entrar com um processo judicial contra a empresa.
Ao contrário do que muita gente pensa, isso não é uma tarefa difícil e nem cara de ser feita, uma vez que o governo disponibiliza no órgão da Defensoria Pública, com advogados que podem te ajudar gratuitamente. O único custo que você terá é com as despesas relacionadas a documentações e registros.
Resolver problemas com operadoras de telefonia, muitas vezes, parece algo complicado e o consumidor pode desanimar antes mesmo de começar. Isso acontece porque nós mesmos criamos barreiras mentais, impedindo que nos mexamos para buscar soluções.
Com essas dicas, tudo fica mais fácil! Aproveite e resolva ainda hoje os seus problemas com as operadoras de telefonia.
Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais e fique sempre por dentro do assunto.