10 dicas contra o abuso de ligações particulares realizadas a partir de celulares corporativos
Se você é um gestor da telefonia corporativa com tudo sob controle, sem stress, tudo tranquilo e favorável, sem atrito com usuário e com tempo sobrando, não precisa ler esse post.
Agora, se você considera-se um verdadeiro “artista” que, além de coordenar suas funções principais (TI/Financeiro/Controladoria/Patrimônio, etc…) e também abraça esse jacaré da gestão da telefonia corporativa, ESSE POST É PRA VOCÊ!
Combata o abuso de ligações particulares
Como Combater ligações particulares em celulares corporativos? A melhor resposta é:
– O funcionário arcar com o valor de cada ligação particular descontados no seu contracheque!
Seria isso muito lindo como um Taj Mahal, se não fossem os obstáculos e desafios para implementar esse processo. A questão não é somente “o que fazer”, pois isso você já sabe.
O ateste de ligações particulares
As empresas que implantaram esse processo, tem diminuído em 15% os seus custos com telefonia.
O ateste de ligações particulares é uma das engrenagens da gestão de custos nas empresas, mas tome cuidado para ele não ser confundido com restrição de ligações, invasões de privacidade ou monitoramento excessivo.
10 Dicas contra o Abuso de Ligações Particulares
Descubra o que as empresas com milhares de celulares já fazem para controlar esse processo.
1. Como começar
Comece estabelecendo políticas de uso da telefonia corporativa, sob a anuência da alta direção, alinhada com o seu departamento de pessoal e respaldado do departamento jurídico.
Se sua empresa vai querer descontar direto no contra-cheque as ligações particulares é necessário respaldo técnico.
2. Automatize o processo
Você não vai querer ficar dando “páginas” de sua fatura em papel para cada funcionário apontar com caneta marca texto cada ligação, não e? Até os Flintstones tem processos melhores.
Seus funcionários precisarão apontar ligações particulares em qualquer lugar, a partir do Tablet, Smartphone ou Notebook, com senha pessoal e acesso criptografado.
3. Acabe com as divergências internas
Transparência nesse processo acaba com possíveis dúvidas no uso e desgastes desnecessários.
Ofereça ao seu usuário um painel web onde ele possa apontar suas ligações, consultar sua fatura personalizada e saber o seu saldo devedor.
4. Coloque prazo
Estabeleça uma data limite para realização do ateste de ligações particulares, caso contrário esse processo não irá funcionar. Um e-mail automático informando o prazo do ateste ajuda bastante
5. Elimine o stress
Esse processo pode funcionar sem que você seja acionado a todo instante.
Ainda batendo na mesma tecla, os funcionários devem poder fazer o ateste, não importa qual for a área, centro de custos ou filial, sem depender da matriz e de você.
6. Fique atento
Acompanhe num painel exclusivo via web, quem realizou e quem ainda não realizou o ateste.
7. Não perca mais tempo
Faça a apuração da realização do ateste com um rateio rápido e prático que alimente direto o sistema ERP ou Folha de pagamento. Menos tarefas manuais, menos erros
8. Economize
Diminua as rachaduras no seu orçamento anual de TIC com o apontamento de ligações particulares dos celulares corporativos.
9. Venda internamente
O gestor precisa “vender” o processo internamente à Direção da empresa. Antes de começar, é preciso que comprem a ideia. Demonstre financeiramente que vale a pena e que há vantagens! Faça um teste!
10. E se não marcarem as ligações particulares?
Não dê escapatória! Tenha um ranking em mãos com os números que mais gastaram na sua empresa e um inventário conciso da identificação dos usuários.
Ferramenta de gestão e controle
Descubra como as empresas tem feito para reduzir custos com ligações particulares.