O setor de telecomunicações está em constante evolução por conta do avanço tecnológico. Conheça os 5 Desafios da atividade de profissionais de telecom.
O ritmo acelerado da proliferação de dados e das demandas dos consumidores impõe vários desafios aos profissionais de telecom.
Na área de telefonia, por exemplo, surgem novos dispositivos e aplicativos a todo momento e diversos recursos são atualizados.
No post de hoje, vamos mostrar cinco importantes desafios e seus impactos na rotina de trabalho de consultores, analistas e especialistas de telecom. Confira!
5 desafios da atividade de profissionais de telecom
1. Incorporação das novas tecnologias
As telecomunicações vêm passando por uma verdadeira transformação digital. Isso obriga as empresas a se modernizarem, deixando de lado os antigos e lentos processos manuais. Esse é o caminho para as operadoras garantirem sua sobrevivência e ainda se destacarem em um mercado tão competitivo.
Além disso, a implantação de inovações tecnológicas pode gerar uma significativa redução de custos e do tempo de resposta no atendimento aos clientes e melhorar a gestão. Nesse cenário, um bom recurso é a utilização das mídias sociais, que, com a expansão da internet, têm ganho um papel importante na comunicação direta com o consumidor.
2. Opção por vendas e propostas consultivas
Esse é um grande desafio, pois representa uma mudança de comportamento. A abordagem ao cliente deve deixar claro, para ele, o interesse dos profissionais de telecom em ajudá-lo a resolver um problema ou suprir uma necessidade.
Em vista disso, entenda as principais características de uma venda consultiva:
- o processo envolve investigar o problema e/ou demanda do comprador;
- o papel do consultor é o de ouvir mais e falar menos;
- o tom da abordagem é de conversa, já que se tem o objetivo de descobrir os desejos do cliente;
- o valor que um produto ou serviço terá no cotidiano de um possível comprador é mais importante do que o seu preço de venda.
Portanto, o papel do profissional de telecom é auxiliar o consumidor a encontrar a melhor solução, produto ou serviço, sejam as propostas oferecidas ou não pela empresa do consultor em questão.
3. Adoção do follow-up
O trabalho dos profissionais de telecom não termina na apresentação de uma solução para um cliente ou em uma venda. Ele continua durante toda a experiência do consumidor com o produto ou serviço ofertado pela empresa. Estas são algumas formas de fazer o follow-up (ou seja, o acompanhamento):
- ligar ou mandar uma mensagem para saber se um pedido foi atendido no prazo combinado e se correspondeu às expectativas do consumidor;
- acompanhar a primeira fatura;
- fazer contato constante com o comprador, porém de forma espaçada, para verificar o andamento do serviço.
O objetivo, aqui, é criar um vínculo com o cliente. Assim, satisfeito, futuramente ele se lembrará do profissional e da empresa em que este atua.
4. Controle da carteira de clientes
Um desafio bem importante é o de fazer a gestão do relacionamento com o consumidor, armazenando todas as informações sobre ele (dados de contato, interações com a empresa, atividades, etc.).
Para isso, podem ser utilizadas, em um primeiro momento, as boas e velhas planilhas do Excel. Mas também existem softwares modernos e simples, como o CRM (Customer Relationship Management). Com esse controle, os profissionais de telecom têm como saber exatamente a hora de procurar de novo os seus clientes.
5. Cuidado com a organização pessoal
Além de todos os desafios já apontados, é importante lembrar que a qualidade no atendimento também está ligada à organização pessoal no trabalho. É preciso guardar as informações e documentos de maneira que se tenha acesso fácil a eles no momento de conversar com o cliente. Isso ajuda a economizar tempo e a prestar um serviço melhor.
O que você achou dos desafios dos profissionais de telecom? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre o tema!
Parabéns gostei do conteúdo.
–
Realmente hoje precisamos acompanhar o mercado e ver
as possibilidades que ele está trazendo para nós.
–
Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como
essa.
–
Abraços.
Olá! Que bom que gostou! Isso motiva a gente a produzir mais e cada vez melhor. Abraço.