+55 (31) 4141-7429

5 desafios da atividade de profissionais de telecom

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > 5 desafios da atividade de profissionais de telecom
5 desafios da atividade de profissionais de telecom

O setor de telecomunicações está em constante evolução por conta do avanço tecnológico. Conheça os 5 Desafios da atividade de profissionais de telecom.

O ritmo acelerado da proliferação de dados e das demandas dos consumidores impõe vários desafios aos profissionais de telecom.

Na área de telefonia, por exemplo, surgem novos dispositivos e aplicativos a todo momento e diversos recursos são atualizados.

No post de hoje, vamos mostrar cinco importantes desafios e seus impactos na rotina de trabalho de consultores, analistas e especialistas de telecom. Confira!

5 desafios da atividade de profissionais de telecom

1. Incorporação das novas tecnologias

As telecomunicações vêm passando por uma verdadeira transformação digital. Isso obriga as empresas a se modernizarem, deixando de lado os antigos e lentos processos manuais. Esse é o caminho para as operadoras garantirem sua sobrevivência e ainda se destacarem em um mercado tão competitivo.

Além disso, a implantação de inovações tecnológicas pode gerar uma significativa redução de custos e do tempo de resposta no atendimento aos clientes e melhorar a gestão. Nesse cenário, um bom recurso é a utilização das mídias sociais, que, com a expansão da internet, têm ganho um papel importante na comunicação direta com o consumidor.

2. Opção por vendas e propostas consultivas

Esse é um grande desafio, pois representa uma mudança de comportamento. A abordagem ao cliente deve deixar claro, para ele, o interesse dos profissionais de telecom em ajudá-lo a resolver um problema ou suprir uma necessidade.

Em vista disso, entenda as principais características de uma venda consultiva:

  • o processo envolve investigar o problema e/ou demanda do comprador;
  • o papel do consultor é o de ouvir mais e falar menos;
  • o tom da abordagem é de conversa, já que se tem o objetivo de descobrir os desejos do cliente;
  • o valor que um produto ou serviço terá no cotidiano de um possível comprador é mais importante do que o seu preço de venda.

Portanto, o papel do profissional de telecom é auxiliar o consumidor a encontrar a melhor solução, produto ou serviço, sejam as propostas oferecidas ou não pela empresa do consultor em questão.

3. Adoção do follow-up

O trabalho dos profissionais de telecom não termina na apresentação de uma solução para um cliente ou em uma venda. Ele continua durante toda a experiência do consumidor com o produto ou serviço ofertado pela empresa. Estas são algumas formas de fazer o follow-up (ou seja, o acompanhamento):

  • ligar ou mandar uma mensagem para saber se um pedido foi atendido no prazo combinado e se correspondeu às expectativas do consumidor;
  • acompanhar a primeira fatura;
  • fazer contato constante com o comprador, porém de forma espaçada, para verificar o andamento do serviço.

O objetivo, aqui, é criar um vínculo com o cliente. Assim, satisfeito, futuramente ele se lembrará do profissional e da empresa em que este atua.

4. Controle da carteira de clientes

Um desafio bem importante é o de fazer a gestão do relacionamento com o consumidor, armazenando todas as informações sobre ele (dados de contato, interações com a empresa, atividades, etc.).

Para isso, podem ser utilizadas, em um primeiro momento, as boas e velhas planilhas do Excel. Mas também existem softwares modernos e simples, como o CRM (Customer Relationship Management). Com esse controle, os profissionais de telecom têm como saber exatamente a hora de procurar de novo os seus clientes.

5. Cuidado com a organização pessoal

Além de todos os desafios já apontados, é importante lembrar que a qualidade no atendimento também está ligada à organização pessoal no trabalho. É preciso guardar as informações e documentos de maneira que se tenha acesso fácil a eles no momento de conversar com o cliente. Isso ajuda a economizar tempo e a prestar um serviço melhor.

O que você achou dos desafios dos profissionais de telecom? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre o tema!

2 thoughts on “5 desafios da atividade de profissionais de telecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429