Operadoras bloqueiam internet no plano pós pago e quem vai pagar o pato é o consumidor.
O bloqueio da internet móvel
Os clientes da telefonia móvel no plano pré-pago já tinham sido informados sobre o bloqueio da internet quando o seu pacote de dados chegava ao fim.
De novembro de 2014 para cá as operadoras já estavam realizando este tipo de bloqueio.
Agora o bloqueio é no pós pago (celular com conta)
Agora a restrição chegou para os telefones celulares de planos pós-pagos que sofrerão o bloqueio da internet, caso todo o pacote de dados seja consumido.
O que diz o PROCON
Segundo o PROCON RJ, isto fere o código de defesa do consumidor, pois as operadoras se baseiam na regulamentação 632 da Anatel que garante a modificação de alguns contratos, como contratos promocionais e de oferta, desde que avisado ao consumidor.
O errado dessa história é que as operadoras estão aplicando essa resolução para modificar todos os contratos, principalmente os contratos antigos. Uma resolução não pode sobrepor-se ao Código de Defesa do Consumidor.
Operadoras notificadas
As operadoras de telefonia móvel já foram notificadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do consumidor. Elas têm 10 dias para apresentar sua justificativa.
Sou gestor de telefonia e o que isto tem a ver comigo?
Você deverá ficar atento ao funcionamento desta regra, pois o uso de dados em aparelhos móveis será cortado caso a franquia esgote.
Isto pode trazer alguns transtornos ao seu funcionário, pois em alguns casos a quantidade de pacotes de dados contratadas pode não atender.
Como funcionava antes
Anteriormente quando o pacote terminava a velocidade era reduzida, mas o usuário conseguia realizar a sincronização e atualização. O que será feito agora é que a operadora irá cancelar o uso, e o vendedor ficará sem acesso.
Para este caso a operadora pode estar querendo forçar ao seu cliente aumentar os pacotes de dados contratados nas suas linhas móveis, acredito.
Você conhece a quantidade trafegada de internet em cada telefone móvel de sua empresa?