+55 (31) 4141-7429

Saiba o que é Ligação Conurbada

VocêGestor > Blog > Dicas > Saiba o que é Ligação Conurbada
Ligações Conurbadas e Novas Áreas Locais criadas pela Anatel

Saiba o que é Ligação Conurbada e não fique mais com a pulga atrás da orelha quando encontrar este serviço a em sua fatura de telefonia fixa.

Embora seja uma nome que soe meio estranho, ele não oferece perigo. Aliás, esse mecanismo até ajuda o consumidor

O que é Conurbação? 

Para entender o que é uma conurbação é preciso saber o que diz o dicionário sobre esse termo: “s.f – Conglomeração formada por uma cidade e pelos seus satélites, ou por diversas cidades vizinhas de importância mais ou menos igual”. (Fonte: Aurélio). 

Na prática, é uma área/região metropolitana. Exemplo: Região metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Região Metropolitana do Recife, etc.

Ligações Interurbanas para cidades vizinhas

Quando as teles ainda eram estatais, as capitais e suas cidades circunvizinhas estavam separadas geograficamente por áreas não povoadas.

Por haver áreas não povoadas entre uma capital e cidades vizinhas, as chamadas originadas entre essas cidades muito próximas eram cobradas como uma ligação interurbana de Degrau 1 (Degraus Tarifários).

Um passado não tão distante

Àquela época, quem tinha telefone fixo podia ser considerado Classe A. Era tão chique ter uma linha fixa que o proprietário precisava declarar “o bem” no imposto de renda. Quem possuía 5 ou 6 telefones pra alugar tinha o boi na sombra.

o que significa Ligação conurbada

A ostentação que você tem hoje por causa do seu Smartphone de última geração é quase nada perto de quem tinha linhas fixas para alugar.
Já vi gente dando entrada em apartamento usando telefone fixo.
Tinha até briga jurídica por de herança por causa disso.  Ia inventariar, punha o telefone como um bem na partilha.

O Plano Controle

Lembra do cadeadozinho que punham no disco do telefone fixo? Ele era o plano controle contra garotada que não tinha limites com o telefone fixo do papai!

Por que foi criada a Ligação Conurbada

As explosões demográficas foram acontecendo, houve um crescimento desordenado dos grandes centros, formação da periferia e toda área no entorno das capitais acabaram sendo povoadas.  Tudo de ajuntou, ou melhor Conurbou.

De forma correta, foram criadas áreas locais distintas em nosso país chamadas de Área Local. Ligações entre telefones de cidades próximas dentro dessas áreas passaram a ser locais ao invés de interurbanas.

Fica agora mais fácil de entender que as ligações entre cidades diferentes de uma mesma área são chamadas conurbadas (Exemplo: Uma ligação do Rio de Janeiro para Niterói).

ligação-conurbada

Como são cobradas as ligações conurbadas e como é a descrição do serviço

O critério de tarifação dessas ligações estão estabelecidas pela Anatel. Atualmente não há nenhuma forma especial. É cobrado o valor da tarifa por minuto.
Veja abaixo alguns exemplos de cobrança de ligações conurbadas da operadora Oi Fixa:

  • 0300 – ALCANCE LOCAL/CONURBADA.
  • 0800 ALCANCE CHAMADA LOCAL/CONURBADA.
  • ALCANCE LOCAL/CONURBADA DG ou ALCANCE FIXO LC/CONURB.

Não se assuste

Então quando você vir na sua fatura de telefonia fixa uma chamada com o nome Conurbada ou DC não se assuste. É apenas uma ligação local para uma cidade vizinha na sua região metropolitana.

Isso não impede que sejam auditadas por uma ferramenta de gestão de contas de telefonia, principalmente se sua empresa tem inúmeras filiais, muitas linhas fixas que geram um alto tráfego e gastos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429