Antes de mais nada, esse post tem cunho estritamente técnico com vistas a segurança das informações em ambientes corporativos. Sobre usar VPN para acessar o X funciona diz respeito a questões pessoais.
Portanto você irá descobrir por meio de suas próprias conclusões, se VPN funciona ou não.
O que é uma VPN ?
O surgimento da VPN – Virtual Private Network aponta para o final do século XX, a fim de criar redes seguras exclusivas para comunicações militares e corporativas..
VPN NÃO É uma tecnologia que visa burlar ou subverter algo, mas VPN é sobretudo uma tecnologia que entrega segurança nas informações.
De forma mais rasteira possível, VPN é um túnel criado numa movimentada estrada (internet), onde exclusivamente você vai até seu destino, e ninguém sabe de onde você partiu.
Usar VPN para acessar o X funciona?
Tecnologia VPN – Como surgiu
1 – Desenvolvimento inicial na década de 1990.
As VPN surgiram nos anos de 1990 quando as empresas privadas e públicas ficaram convictas da necessidade de conexões seguras entre filiais espalhadas geograficamente.
Tecnicamente falando, os primeiros protocolos usados eram PPTP.
Trata-se de um túnel exclusivo de dados de ponto a ponto entre matriz e filial com dados criptografados, ainda que passando pela rede pública (internet).
2 – Evolução dos protocolos de comunicação no início do século XX.
Posteriormente, face a grande quantidade de dados trafegados e exposição a ataques, os protocolos precisaram evoluir.
Surgiram os protocolos IPsec (protocolo de segurança da internet) que proviam criptografia mais robusta e autenticação mais forte, se comparado ao PPTP.
A operadora OI lançara a época um produto incrível conhecido como TC VPN VIP (base de MPLS) amplamente usado por empresas públicas e privadas.
3 – Uso generalizado a partir de 2010.
Como resultado do uso exponencial da internet (privacidade, exposição, ataques cibernéticos e fraudes financeiras), a VPN tornou-se ferramenta essencial para empresas e usuários individuais.
4 – Adoção massiva de VPN em meios corporativos e públicos.
Com o avenço da computação em nuvem e uso da mobilidade (uso de internet móvel), a VPN continuou a evoluir.
Certamente durante e pós pandemia, as empresas públicas e privadas precisavam conectar funcionários entre si. Da mesma forma era necessário conectá-los aos recursos corporativos de forma flexível e escalável.
Certamente, VPN é uma resposta incrível e evolutiva as necessidades de segurança, privacidade e conectividade na web.
A era das máquinas inteligentes.
Uma vez na rede, sempre na rede. A violação de privacidade, rastreamento, golpes, ataques cibernéticos e obtenção de dados pessoais impulsionam cada vez empresas e indivíduos a usar VPN.
Ainda discutimos se o acesso a plataforma ABC pode, entretanto já estamos num processo evolutivo para uma raça hibrida de máquinas e homens, Mas será que estamos preparados? E a governança das máquinas?
Império, república, nova república, autômatos, jedis, padawans, dróides, humanoides, nano robôs, terraformação em marte, exploração espacial e até um mesmo principezinho que mora num asteroide (B612) tendo em si uma chama violenta de busca pela vida, exploração e perpetuação da espécie nos dão uma ideia de onde podemos ir!