+55 (31) 4141-7429

Usar VPN para acessar o X funciona?

VocêGestor > Blog > Dicas > Usar VPN para acessar o X funciona?
Usar VPN para acessar o X funciona

Antes de mais nada, esse post tem cunho estritamente técnico com vistas a segurança das informações em ambientes corporativos. Sobre usar VPN para acessar o X funciona diz respeito a questões pessoais.

Portanto você irá descobrir por meio de suas próprias conclusões, se VPN funciona ou não.

O que é uma VPN ?

O surgimento da VPN – Virtual Private Network aponta para o final do século XX, a fim de criar redes seguras exclusivas para comunicações militares e corporativas..

VPN NÃO É uma tecnologia que visa burlar ou subverter algo, mas VPN é sobretudo uma tecnologia que entrega segurança nas informações.

De forma mais rasteira possível, VPN é um túnel criado numa movimentada estrada (internet), onde exclusivamente você vai até seu destino, e ninguém sabe de onde você partiu.

Usar VPN para acessar o X funciona?

Tecnologia VPN – Como surgiu

1 – Desenvolvimento inicial na década de 1990.

As VPN surgiram nos anos de 1990 quando as empresas privadas e públicas ficaram convictas da necessidade de conexões seguras entre filiais espalhadas geograficamente.

Tecnicamente falando, os primeiros protocolos usados eram PPTP.

Trata-se de um túnel exclusivo de dados de ponto a ponto entre matriz e filial com dados criptografados, ainda que passando pela rede pública (internet).

2 – Evolução dos protocolos de comunicação no início do século XX.

Posteriormente, face a grande quantidade de dados trafegados e exposição a ataques, os protocolos precisaram evoluir.

Surgiram os protocolos IPsec (protocolo de segurança da internet) que proviam criptografia mais robusta e autenticação mais forte, se comparado ao PPTP.

A operadora OI lançara a época um produto incrível conhecido como TC VPN VIP (base de MPLS) amplamente usado por empresas públicas e privadas.

3 – Uso generalizado a partir de 2010.

Como resultado do uso exponencial da internet (privacidade, exposição, ataques cibernéticos e fraudes financeiras), a VPN tornou-se ferramenta essencial para empresas e usuários individuais.

4 – Adoção massiva de VPN em meios corporativos e públicos.

Com o avenço da computação em nuvem e uso da mobilidade (uso de internet móvel), a VPN continuou a evoluir.

Certamente durante e pós pandemia, as empresas públicas e privadas precisavam conectar funcionários entre si. Da mesma forma era necessário conectá-los aos recursos corporativos de forma flexível e escalável.

Certamente, VPN é uma resposta incrível e evolutiva as necessidades de segurança, privacidade e conectividade na web.

A era das máquinas inteligentes.

Uma vez na rede, sempre na rede. A violação de privacidade, rastreamento, golpes, ataques cibernéticos e obtenção de dados pessoais impulsionam cada vez empresas e indivíduos a usar VPN.

Ainda discutimos se o acesso a plataforma ABC pode, entretanto já estamos num processo evolutivo para uma raça hibrida de máquinas e homens, Mas será que estamos preparados? E a governança das máquinas?

Império, república, nova república, autômatos, jedis, padawans, dróides, humanoides, nano robôs, terraformação em marte, exploração espacial e até um mesmo principezinho que mora num asteroide (B612) tendo em si uma chama violenta de busca pela vida, exploração e perpetuação da espécie nos dão uma ideia de onde podemos ir!

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429