Conheça as 6 vantagens de software para billing e rebilling voltado para associações, cooperativas e sindicatos. Automatize os processos de gestão da telefonia interna.
Com o crescimento da sua empresa de telecom e do número de clientes, a quantidade de informações relacionadas aos negócios de fato aumenta. Por consequência, o volume e a complexidade também.
Em uma tentativa de manter a organização, os gestores utilizam planilhas e vários softwares avulso para:
- detalhar os custos;
- administrar o inventário;
- gerar contas pessoais para associações;
- fazer auditoria;
- e gerir contratos.
Mas existe outra maneira de solucionar este problema. Quer descobrir? Acompanhe o texto!
O mercado para associações e cooperativas
O processo de gerar contas pessoais para associados que aderem ao plano de telefonia das cooperativas e associações, com toda certeza, não é coisa nova. Além disso, sistemas legados “espelhando faturas” para usuários finais, também não é novidade.
Mas, por que não ter tudo num lugar só e visualizar todos os clientes num único guarda chuvas?
Os problemas enfrentados pela falta de um software de billing e rebilling
Quem trabalha com a gestão de telecom para seus clientes sabe que organizar a informação manualmente certamente gera problemas e atrasos. Ter informações e resultados diferentes em diversos sistemas/fornecedores, também.
Faturas ficam espalhados, e-mails, pendrives e não são facilmente encontrados a partir de certo tempo. Outro problema comum é que os dados precisam estar concentrados num lugar só.
Desta forma, esse processo não só está sujeito a falhas humanas e a riscos relacionados a perda de dados, como também demanda a contratação de pessoal — ou tomar tempo dos profissionais estratégicos — o que aumenta os custos à empresa e reduz sua performance.
Por que ter um software de billing e rebilling?
Neste sentido, o processo de gestão de faturas ganha eficiência com o uso de um software para billing, especialmente em uma plataforma web.
Trata-se de um software desenvolvido para a organização e geração de contas pessoais para seus associados com base em planos internos que você pode criar.
Entenda melhor os benefícios trazidos pelo uso da ferramenta:
6 vantagens de software para billing e rebilling
1. Redução de custos com TI
A manutenção de diversos sistemas de gerenciamento exige o pagamento de licenças, aquisição de servidores e de profissionais. Em contrapartida, ao manter tudo em uma plataforma, os dados ficam mantidos com segurança, em apenas um lugar e com acesso facilitado.
2. Simplificação da gestão
Os dados referentes ao inventário de telefonia, custos e retarifação são encontrados com maior facilidade. Isso permite maior controle sobre a utilização de serviços, gerando maior transparência no relacionamento com o seu cliente.
3. Criação de planos sob medida para associações e cooperativas
Estas empresas podem apresentar necessidades distintas com relação ao uso de um serviço, principalmente quando se trata de:
- retarifação de planos contratados das operadoras;
- geração e envio de contas pessoais para associados;
- e apuração dos resultados financeiros desta operação.
Quando os planos internos ou pacotes podem ser ajustados às mudanças que surgem, o cliente se sente mais seguro ao firmar um contrato de prestação de serviços — e com toda certeza, um software dá mais flexibilidade para que se possa atender a essa demanda!
4. Customização
Quando seu cliente acessa a plataforma para conferir informações relacionadas aos seus associados, ele vê a logo da sua empresa e seu endereço web. Isso aumenta a percepção de profissionalismo e de segurança de que seus dados realmente são gerenciados.
Além disso, o software confere à empresa o poder para fazer ajustes e oferecer planos diferenciados aos seus associados. Isso favorece não apenas a contratação de serviços, mas também o relacionamento a médio prazo, especialmente quando há variações no cenário econômico.
5. Minimização de atrasos e perdas
O uso do software facilita não só a geração de contas pessoais para associados, como também a rastreabilidade de gastos e a apuração final. Por exemplo: o gasto contratado do plano da operadora e o valor pago pelos associados.
Isso faz com que se possa atuar tão logo aconteça mudanças no mercado.
6. Aumento da lucratividade e da carteira de clientes
O software para billing reduz diversos custos da empresa, especialmente com TIC. Caso essas tarefas sejam realizadas por gestores ou sócios, elas consomem ainda mais o tempo que eles poderiam usar para prospectar clientes.
Com todas essas vantagens, a empresa aumenta sua margem de lucro pois reduz despesas, evita prejuízos e fideliza os seus clientes.
Viu como um software para billing permite gerenciar ativos, contratos com operadores, clientes e ainda por cima melhorar os resultados da empresa? Então, não perca a oportunidade!