O uso de ligações particulares complica o orçamento da telefonia nas empresas, principalmente se não há políticas de uso da telefonia e processos bem definidos. Continue lendo
Quanto custa em média as ligações particulares para uma empresa
Em geral, o uso de ligações particulares com os celulares da empresa é responsável por até 15% do valor total da conta.
A maioria das empresas não tem processos para apurar e combater esse custo.
Tentativas para transferir o custo e o risco
Não são poucos os casos em que as empresas ou cooperativas acabam aderindo ao plano de Split Billing oferecido pelas operadoras. Isto é uma forma ultrapassada de gestão, mas ainda aplicada pelas empresas.
Outra forma é definir cotas de consumo para cada funcionário. Exemplo: R$ 100,00 mensais para gastar no celular da empresa.
Como Reduzir Ligações Particulares
Defina regras
Primeiramente você deve definir as suas políticas de uso da telefonia e conhecer o perfil de uso.
É verdade que ninguém gosta de se sentir monitorado. Por isso as regras e processos criados devem ser comunicadas, sobretudo no uso de ligações particulares.
Se não há regras, não há como controlar.
Use a tecnologia
Já presenciamos fatos que por falta de ferramenta, o gestor entregava contas em papel para que o funcionário marcasse as suas ligações particulares com caneta marca texto.
A melhor forma de apurar essas ligações é:
- Possuir uma ferramenta web, onde cada funcionário acesse o site e marque suas ligações particulares realizadas no mês.
- Importar para o seu sistema de folha de pagamento o valor a ser descontado de cada usuários.
Restrinja o uso e tenha o foco em custos
Além das ligações particulares, você precisa conhecer o perfil de consumo dos cargos que seus funcionários ocupam para então reduzir custos, por exemplo:
- Se você possui pessoas na sua empresa ocupando cargos que demandem somente Ligações VC1 Intragrupo, por que os telefones ainda estão liberados para realizar ligações interurbanas?