+55 (31) 4141-7429

10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer

VocêGestor > Blog > Gestão da Mobilidade > 10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer

O T.E.M (Telecom Expense Management) sozinho já não mais atende todos os desafios voltados para: gestão de custos, segurança, MDM, M.M.S e EUM, portanto é indispensável conhecer nossas 10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer.

Inegavelmente os gestores têm enfrentado problemas em lidar com uma miscelânea de ferramentas e plataformas distintas, além de suporte descentralizado na busca por uma gestão integrada.

Por que então não ter tudo numa única plataforma?

Uso do gerenciamento de dipositivos móveis

O uso do processo MDM (Mobile Device Management) tem sido largamente utilizado na tentativa de gerenciar as features do dispositivo, por exemplo:

  • Segurança de Dispositivos. 
  • Agrupamento de dispositivos.
  • Geolocalização.
  • Monitoramento da saúde do dispositivo.
  • Aprovisionamento de dispositivos. 

O que tem motivado o MDM ser somado a gestão de custos da telefonia

Um dentre tantos fatores é o surgimento dos planos Flat Fee, pois certamente a demanda por controle passou a ser não apenas sobre o uso da internet no dispositivo, como também a segurança dos dispositivos.

Mas enga-se quem acha que o MDM (gerenciamento de dispositivos móveis) possa ser estanque ao T.E.M. (gestão de custos da telefonia corporativa). Tudo deve estar integrado numa plataforma com a suporte único especializado, afinal, você não vai querer que sua gestão fique assim:

Analogamente, fazer uma parte da gestão é como tentar proteger somente parte do seu patrimônio.

10 Dicas sobre MDM que sua empresa precisa conhecer
Renato Ferraz | VocêGestor
10 Dicas sobre MDM que sua empresa precisa conhecer
Renato Ferraz | VocêGestor

O MDM e o BYOD fazem parte de um processo macro atual conhecido como UEM (Undefined Endpoint Management). Iremos falar mais sobre o UEM em outro Post.

10 Dicas sobre MDM que sua gestão precisa conhecer

#1 Cadastro em massa

Sem perda de tempo, o ideal é rodar um cadastro massivo com envio de solicitação por e-mail, QR, ou integrar com plataforma de inventário de fabricantes: Apple DEP, Android Enterprise ou Samsung Knox, por exemplo.

#2 Alteração da mudança de layout

Prefira solução MDM/UEM que mantenham o layout dos dispositivos, de forma que o usuário não perceba que está sendo gerenciado.

#3 Acesso remoto aos dispositivos

Da mesma forma, prefira uma solução MDM/UEM que te permita acesso remoto aos seus dispositivos através de integrações nativas e plug-in seguro.

#4 Bloqueio de dispositivos

Faça o bloqueios imediatos de dispositivos a fim de evitar danos severos caso ocorra perda, roubo ou demissão do usuário.

Além da possibilidade de bloqueio, apague todas as informações do dispositivo ou faça uma limpeza parcial.

No caso de bloqueios por exemplo, o dispositivo poderia ficar acessível somente por meio de uma senha que você redefinir.

#5 Grupos de dispositivos e características

Crie grupos comuns para facilitar sua gestão. Estes grupos de dispositivos móveis devem ser segmentados por atributos comuns dentro de sua empresa, por exemplo: cargos dos usuários, departamentos e políticas de uso,   

#6 Gerenciamento da configuração de dispositivos

Além disso, a distribuição de suas politicas de grupos deve ser facilitada por meio de uma solução completa que te permita instalar, desinstalar e modificar aplicativos instalados nos dispositivos remotamente. 

Por exemplo: Ser capaz de instalar ou desinstalar remotamente o WhatsApp

É indispensável ter uma solução que te possibilite a partir de um console de administração fazer e controlar a distribuição de Apps públicos ou corporativos. 

#7 Não conformidades nos dispositivos

Ter relatórios online de não conformidade de dispositivos, baseadas nas suas politicas de configuração aplicadas em diferentes dispositivos certamente te ajudarão a tomar decisões rápidas e intervir a tempo em casos de: Retirada do chip, não atualização de Apps e ações planejadas não executadas. 

#8 Distribuição de documentos

Facilite a distribuição em massa de documentos e pastas para seus dispositivos. Documentos tais como: Formato em PDF, Planilhas em Excel, apresentações em Power Point e outros adicionais.  

#9 Geolocalização e limpeza

Tenha a geolocalização de seus dispositivos conectados a internet e envie atualizações através de um console de administração. 

Você também deve ser capaz de reinicializar um dispositivo ou realizar a limpeza completa destes dispositivos remotamente. 

Ser capaz de fazer o reset de senha de um determinado dispositivo é essencial. 

#10 Notificação de alteração de chip

Monitore, identifique e tenha alertas sobre a utilização de um segundo chip no dispositivo. 

Caso o dispositivo seja dual, quaisquer alterações em cada um destes dois chip também deverá alertar ao gestor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429