VocêGestor - A maneira mais simples de gerenciar sua telefonia

Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

VocêGestor > Blog > Análise de Planos Corporativos > Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

O que é um Plano Flat Fee

São planos de telefonia móvel ofertados no mercado corporativo brasileiro (a partir do 2º trimestre de 2017) na modalidade pós pago, com forte tendência a dados móveis.
O plano Flat Fee já é uma realidade no mercado PME e não estão restritos a clientes estratégicos das operadoras de telefonia.

O que facilitou o surgimento do Plano Flat Fee

A queda nas tarifas de interconexão, a crescente demanda por dados e o confronto entre VIVO x CLARO na disputa do market share no Brasil.
Estes planos tiveram suas raízes em planos já existentes no mercado.
O Flat TIM lembra um pouco o Tim Mundi e o Flat Fee da Vivo herda a mecânica dos Smartvivo iniciados há tempos para pessoas físicas.

Quem saiu na frente nessa disputa?

Veja quem saiu na frente no Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional.

1ª – TIM

Tim Flat

Embora não seja literalmente um plano Flat Fee, a TIM lançou (1º tri 2017) seu plano FLAT, cujas ligações dentro da franquia custam em média R$ 0,29 em ligações locais e longa distância para qualquer operadora + franquia de internet em cada linha.
Por mais R$ 9,90, o consumidor contrata o plug-in Liberty, onde as ligações Tim para Tim locais e longa distância são ilimitadas.
O legal do Flat TIM é que se a franquia de dados chegar ao final, a TIM não bloqueia os dados, apenas reduz a velocidade de conexão. Como não é de fato um Plano Flat Fee, a principal diferença é que as ligações locais e longa distância não são limitadas como nos planos CLARO e VIVO e TIM Black.

Tim Black Empresas

O Tim Black veio de forma agressiva contra os concorrentes sendo meio que um upgrade do Plano TIM FLAT, afinal as ligações locais e interurbanas no Tim Black são ilimitadas para qualquer operadora móvel e fixa usando o CSP 41.
Este plano trás ainda alguns serviços de valor agregado como o Tim Banca, Tim Finanças e Tim Backup.
Os planos Tim Black ofertados são:

  • 1GB,  2GB, 5GB, 20GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular, WhatsApp sem descontar da franquia  e 800 sms.

2ª – VIVO

SmartVivo Empresas Ilimitado

A Primeira a lançar um plano Flat Fee de fato foi a VIVO. Ela precisou mudar sua estratégia, uma vez que seus planos eram os mais caros no PME.
Os planos Smartvivo Ilimitados ofertados são:

  • 300MB 1.5GB,  3GB, 6GB, 10GB, 20GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP15 e sms ilimitado.

A principal vantagem do Smartvivo ilimitado em relação ao TIM Black é que a franquia de internet pode ser compartilhada entre celulares de uma mesma conta.
A evolução do Plano Smartvivo Empresas agora é Smart Empresas.

Plano SVC Nacional

No 4º trimestre de 2017, foi lançado o Plano VIVO SVC Nacional. Trata-se de um novo Plano Flat Fee mais acessível $$ do que o Smartvivo Empresas.
O SVC Nacional Vivo não é de fato ilimitado. Sua mecânica é semelhante aos TIM FLAT.
O SVC Nacional possui os seguintes pacotes/franquias.

  • Internet de 300MB, 600MB, 1GB, 3GB, 5GB, 10GB ou 20GB.
  • Ligações locais e longa distância (para Vivo, fixo ou qualquer operadora) com 600, 1200 e 3000 minutos.
  • Ligações intragrupo ilimitada.
  • 2000 SMS.

3ª – CLARO

Plano Claro Total

A CLARO reagiu semanas depois da manobra da VIVO, haja vista, o descontentamento dos AACE.
De Presidente novo a CLARO reagiu em meados de abril de 2017, e reagiu bem.
Os planos Claro Total Ilimitado ofertados são:

  • 5GB, 10GB, 20GB, 30GB, 40GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP21 Embratel e sms ilimitado.

A principal vantagem do Plano Claro Total Ilimitado em relação a TIM é que a franquia de internet pode ser compartilhada entre celulares de uma mesma conta (BAN).

4ª – Oi

A Oi demorou mas reagiu, lançando o Oi Mais Empresas.
Os planos Oi Ilimitados ofertados são:

  • 3GB, 6GB, 10GB, 15GB, 25GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP31  e 3000 sms.

O Oi Gestor funciona neste plano Oi.
No 4º trimestre de 2017 a Oi reagiu com os Planos Oi Mais Empresas e Oi Mais Celular.

Como funciona o Plano Flat Fee

Até o primeiro trimestre de 2017, as Teles praticavam no modelo de planos antigos, tarifas de ligações mais baratas se o consumidor ligasse para mesma operadora, ou seja, dentro de sua própria rede.
No Plano Flat Fee, as ligações VC1, VC2 e VC3 são ilimitadas para qualquer número (fixo ou móvel) de qualquer operadora, sem valor de excedente, além de SMS ilimitados.
Fique atento, pois há diversos serviços que o Plano Flat Fee não cobre: Ligações Internacionais, Roaming Internacional (voz e dados) e os Torpedos Interativos (promoções, hits e jogos) e uso de outros CSP.  Fique atento para isso não rachar sua gestão de telefonia.

Como é feita a cobrança

Assinatura mensal cobrada em cada linha móvel que tenha o serviço ativo.

Vantagens

O conGBsumidor não fica restrito para fazer ligações somente para mesma operadora.

Desvantagens

Sua fatura tenderá a ficar mais cara de 15% a 30%. Se sua empresa realmente não tem uma demanda por dados e ligações interurbanas ilimitadas, esse plano pode não ser interessante pra você.
São o porquê de planos das operadoras serem sempre superdimensionados por elas.
No caso da CLARO por exemplo, se você vai contratar 100 linhas e precisa de 60 linhas com dados, inevitavelmente as outras 40 linhas ficarão paradas na conta com o pacote de dados sendo cobrados, formando um Pool de franquia de dados.

2 thoughts on “Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *