+55 (31) 4141-7429

Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

VocêGestor > Blog > Análise de Planos Corporativos > Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

O que é um Plano Flat Fee

São planos de telefonia móvel ofertados no mercado corporativo brasileiro (a partir do 2º trimestre de 2017) na modalidade pós pago, com forte tendência a dados móveis.

O plano Flat Fee (popularmente conhecido como ilimitado) já é uma realidade no mercado PME e não estão restritos a clientes estratégicos das operadoras de telefonia.

O que facilitou o surgimento do Plano Flat Fee

A queda nas tarifas de interconexão, a crescente demanda por dados e o confronto entre VIVO x CLARO na disputa do market share no Brasil.
Estes planos tiveram suas raízes em planos já existentes no mercado.

O Flat TIM lembra um pouco o Tim Mundi, enquanto o Flat Fee da Vivo (Smart Empresas) herda a mecânica dos Smartvivo iniciados há tempos para pessoas físicas.

Quem saiu na frente nessa disputa?

Veja quem saiu na frente no Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional.

1ª – TIM

Tim Flat

Embora não seja literalmente um plano Flat Fee, a TIM lançou (1º tri 2017) seu plano FLAT, cujas ligações locais e longa distância dentro da franquia (100, 400 ou 800 minutos) custam em média R$ 0,29. Também há um pacote de internet ativo na linha.

Além disso, por mais R$ 9,90 em cada linha ativa, o consumidor pode contratar o plug-in Liberty onde ligações locais e interurbanas de TIM para TIM tornam-se ilimitadas e não consomem da franquia 100, 400 ou 800 minutos.

Ademais, o interessante do TIM FLAT é que se o pacote de dados acabar a TIM não bloqueia os dados, mas reduz a velocidade de conexão.

O plano TIM FLAT não é ilimitado de verdade, pois tem uma franquia limitada.  A sua evolução para ilimitado de verdade é o seu irmão mais novo, TIM BLACK.

TIM BLACK Empresas

O BLACK veio de forma agressiva contra os concorrentes sendo meio que um upgrade do Plano TIM FLAT, afinal as ligações locais e interurbanas são ilimitadas para qualquer operadora móvel e fixa usando o 41.

Este plano trás ainda alguns dispensáveis serviços de valor agregado, por exemplo: o Tim Banca, Tim Finanças e Tim Backup.

Os planos Tim Black ofertados são:

  • 1GB,  2GB, 5GB, 20GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular, WhatsApp sem descontar da franquia e pacote de 800 sms.

2ª – VIVO

SmartVivo Empresas Ilimitado

A Primeira a lançar um plano Flat Fee de fato foi a VIVO. Ela precisou mudar sua estratégia, uma vez que seus planos eram os mais caros no PME.
Os planos Smartvivo Ilimitados ofertados são:

  • 300MB, 1.5GB, 3GB, 6GB, 10GB, 20GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP15 e sms ilimitado.

A principal vantagem do Smartvivo ilimitado em relação ao TIM Black é que a franquia de internet pode ser compartilhada entre celulares de uma mesma conta.

A evolução do Plano Smartvivo Empresas agora é Smart Empresas.

Plano SVC Nacional

No 4º trimestre de 2017, foi lançado o Plano VIVO SVC Nacional (também conhecido como Corporate).

Trata-se de um novo Plano Flat Fee mais acessível financeiramente do que o Smartvivo Empresas.

O SVC Nacional não é de fato ilimitado. Sua mecânica é semelhantemente comparável ao TIM FLAT.

O SVC Nacional possui os seguintes pacotes/franquias.

  • Internet de 300MB, 600MB, 1GB, 3GB, 5GB, 10GB ou 20GB.
  • Ligações locais e longa distância (para Vivo, fixo ou qualquer operadora) com 600, 1200 e 3000 minutos.
  • Ligações intragrupo ilimitada.
  • 2000 SMS.

3ª – CLARO

Plano Claro Total

A CLARO reagiu semanas depois da manobra da VIVO, haja vista, o descontentamento dos AACE. De Presidente novo a CLARO reagiu em meados de abril de 2017, e reagiu bem. Os planos Claro Total Ilimitado ofertados são:

  • 5GB, 10GB, 20GB, 30GB, 40GB e 50GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP21 Embratel e sms ilimitado.

A principal vantagem do Plano Claro Total Ilimitado, em relação a TIM, é que a franquia de internet pode ser compartilhada entre celulares de uma mesma conta (BAN).

4ª – Oi

A Oi demorou mas reagiu, lançando o Oi Mais Empresas. Os planos Oi Ilimitados ofertados são:

  • 3GB, 6GB, 10GB, 15GB, 25GB. Todos com ligações locais e longa distância ilimitadas para qualquer celular e fixo usando o CSP31  e 3000 sms.

O Oi Gestor funciona neste plano Oi. No 4º trimestre de 2017 a Oi reagiu com os Planos Oi Mais Empresas e Oi Mais Celular.

Como funciona o Plano Flat Fee

Até o primeiro trimestre de 2017, as Teles praticavam no modelo de planos antigos, tarifas de ligações mais baratas se o consumidor ligasse para mesma operadora, ou seja, dentro de sua própria rede.

No Plano Flat Fee, as ligações VC1, VC2 e VC3 são ilimitadas para qualquer número (fixo ou móvel) de qualquer operadora, sem valor de excedente, além de SMS ilimitados.

Fique atento, pois há diversos serviços que o Plano Flat Fee não cobre: Ligações Internacionais, Roaming Internacional (voz e dados) e os Torpedos Interativos (promoções, hits e jogos) e uso de outros CSP.  Fique atento para isso não rachar sua gestão de telefonia.

Como é feita a cobrança

Assinatura mensal cobrada em cada linha móvel que tenha o serviço ativo.

Vantagens

O consumidor não fica restrito para fazer ligações somente para mesma operadora.

Desvantagens

Sua fatura tenderá a ficar mais cara de 15% a 30%. Se sua empresa realmente não tem uma demanda por dados e ligações interurbanas ilimitadas, esse plano pode não ser interessante pra você.

Saiba porque os planos das operadoras serem sempre superdimensionados por elas.

No caso da CLARO por exemplo, se você vai contratar 100 linhas e precisa de 60 linhas com dados, inevitavelmente as outras 40 linhas ficarão paradas na conta com o pacote de dados sendo cobrados, formando um Pool de franquia de dados.

4 thoughts on “Plano Flat Fee na telefonia corporativa nacional

      1. Ola Sonhy. Grato por seu comentário.
        Neste referido post Plano Flat Fee não fazemos menção a serviços de PABX IP. Você poderia nos apontar em qual post para que possamos te ajudar?
        Entretanto, PABX IP há uma grande quantidade de empresas que prestam este serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429