+55 (31) 4141-7429

Contestação de fatura: como fazer!

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > Contestação de fatura: como fazer!
Contestação de fatura: como recorrer seus direitos

As contas telefônicas, em sua maioria, sempre têm erros nas cobranças. Valores divergentes do que foi contratado criam a necessidade de uma contestação. Contestação de fatura: como fazer!

É importante ficar atenta a esse processo, pois a falta de informação pode gerar aumento das despesas.

Contestação de fatura: como fazer

Neste post listamos as principais orientações para mostrar a você como fazer uma contestação de fatura de forma prática e eficiente.

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a contestação de fatura de telecom e quando ela pode ser feita?

A contestação é a reivindicação, dentro dos marcos legais, feita por parte do consumidor para a correção dos valores. O consumidor solicita uma auditoria em relação as contas para verificar o valor cobrado.

Na maioria das vezes, a contestação ocorre no caso de cobranças indevidas, geralmente por quantias superfaturadas e por readequações de planos não esclarecidas contratualmente. Há também questões envolvendo prazos negligenciados e a cobrança de serviços não utilizados.

O que é necessário para abrir um processo de contestação?

O primeiro documento necessário é o contrato com a operadora ou o Termo SMP). Caso você não tenha um, portanto, solicite-o imediatamente, pois grande parte das cobranças indevidas são originadas da falta de cumprimento do contrato por parte da operadora telefônica.

Também serão necessárias as faturas detalhadas das cobranças, que podem ser verificadas através de softwares especializados. Estes programas são capazes de oferecer uma visão minuciosa e comparativa dos serviços contratados x valores cobrados.

Quanto mais detalhado, melhor

Elabore um relatório descritivo com o objeto da sua contestação, ou seja, com aquilo que é o equívoco. Quanto mais detalhista e explicativo você for nessa etapa, mais fácil será explicar a contestação para a operadora, e mais argumentos sólidos você terá para isso.

Com essas informações em mãos, a contestação de fatura pode ser feita por e-mail ou telefone. É fundamental registrar todos os números de protocolos de atendimento para eventuais verificações. Anote também nome do atendente e informações pertinentes que sejam ditas no processo. Se for possível, grave a ligação e deixe os e-mails salvos.

Como acompanhar o processo?

Durante o atendimento, deve-se ficar atento aos prazos estipulados. Na maioria das vezes, as operadoras têm 30 dias para efetivar a contestação. Caso esse prazo — ou o que for acordado — não seja estabelecido, volte a fazer contato com a operadora.

Fique de olho nas datas de fechamento e vencimento da fatura para que não sejam cobrados encargos adicionais. Nos casos em que as contas não tenham sido quitadas, espere pelas novas faturas para pagar pelos valores reajustados. Por fim, acompanhe a mudança das tarifas, verificando se a contestação foi acatada e executada.

Instâncias superiores

Em outra instância, caso a contestação seja julgada improcedente pela operadora, procure pela Anatel via telefone 1331. Tenha tudo em mãos para relatar o histórico de reclamações.

Se a Anatel, ainda assim não resolver o problema, cabe não só acionar o Procon, como também uma intervenção judicial. Neste último caso é necessário um advogado.

Vale ressaltar, porém, que a contestação de fatura bem elaborada tende a resolver grande parte dos casos, quando as operadoras assumem e corrigem o erro cometido.

Como infelizmente esses equívocos são constantes, contar com um sistema especializado  é fundamental para auxiliar esse acompanhamento, uma vez que eles monitoram automaticamente as contas mensais, apurando e fazendo uma auditoria minuciosa e prática com todas as cobranças.

E você, já conhecia as etapas de contestação de fatura e as formas de otimizar esse processo com o auxílio de um software? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

13 thoughts on “Contestação de fatura: como fazer!

  1. Tenho parcelamento operadora vivo pago em dias resta 3 parcela para quita. Notícia que recebim meu parcelamento foi quebrado não tenho mais fiquei no prejuízo fazer uq agora

  2. Quero fazer contestação,da conta que foi paga mês 7 seria 64.00 véi 114.00 está mês de agosto falaram que ir desconta .está mês véi 114.

  3. Gostaria de fazer contestação da minha conta da vivo tenho um parcelamento do mês de maio com junho está em dia estou com julho e agosto atrasado estäo me cobrando um valor abusivo que não consigo pagar gostaria que vocês podessem resolver oeu problemas

    1. Olá Lidiane. Grato por seus comentários. O conteúdo de nosso blog é para instrumentalizar e ajudar o consumidor de serviços de telefonia, com caráter informativo. Não somos a Vivo, nem fazemos parte da mesma.
      Nesse caso, você necessáriamente terá que entrar em contato direto com a Vivo.
      Há várias formas: Ligue 1058 ou pelo WhatsApp 11 99915-1515. Caso vc tenha esgotado as tratativas, em último caso ligue na Ouvidoria 0800-775-1212

  4. Boa Noite, chegou uma fatura da vivo para mim sendo que plano já havia sido cancelado e todos os já foram pagos boletos pagos, a valor da fatura veio um absurdo, como faço para reivindicar!

  5. Olá Marcos! Grato por considerações.
    Fatura contestada não tem a ver com fatura paga ou aberta. Fatura contestada é quando você abre uma contestação na operadora quando discorda de uma cobrança existente na mesma. Caso sua reclamação seja julgada procedente a operadora poderá: A) gerar um boleto de cobrança com a correção de valores ou gerar um valor de crédito de valor contestado na fatura do mês seguinte.

    1. Olá Maria Solidade!
      Quando a operadora acata sua contestação, ela gera uma nova fatura com o valor corrigido para você pagar. Mas fique atenta. somente pague faturas que você tenha certeza que é mesmo da sua operadora, pois os golpes são muitos.

  6. Fiz um acordo com a vivo para quitar uma pendência paguei e uma das faturas foi contestada e minha internet fica só caindo já liguei passei mais de 30 minutos esperando e ninguém atende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429