+55 (31) 4141-7429

Gestão de inventário de telecom

VocêGestor > Blog > Gestão da Mobilidade > Gestão de inventário de telecom
gestão de inventário de telecom

A gestão de inventário de telecom é um processo essencial para empresas controlarem seus recursos de telecom.

A gestão de inventário de telecom envolvem tarefas, por exemplo:

  • Controlar recursos e ativos de infra de telecom;
  • dispositivos móveis / fixos, termos de uso,
  • e alocação em centros de despesas,

Gestão de inventário de telecom

Listamos abaixo, algumas etapas e tarefas envolvendo inventário de telecom

Identificação e controle de ativos

Primeiramente identifique os recursos de telecom, a fim de manter registros atualizados destes ativos. Nesse sentido, vale ressaltar que identificar e controlar ativos de telecom não diz respeito somente a equipamentos/infraestrutura.

Certamente, o processo de registro de informações detalhadas sobre cada item deve envolver, por exemplo:

  • Tipo, fabricante e modelo;
  • número de série e IMEI,
  • unidade organizacional onde está alocado,
  • fornecedor e fabricante,
  • se próprio ou locado.

Da mesma forma em que os recursos de telecom físicos, os meios de acessos (linhas e links) de voz ou dados, por certo precisam de controle. Ademais os SIM CARD atrelados as linhas carecem de muita atenção, pois geram custos mensais.

Inventário e termo de uso

Os ativos de telecom devem estar atrelados as questões de infraestrutura (dispositivos, sim cards), organizacionais (usuário, departamento e centro de custos) e lógicas (linha, meio de acesso, porta, links).

Uma vez feito esse atrelamento será possível controlar o histórico de uso de usuários, as alterações entre funcionários, e sobretudo o rateio de despesas.

Gerenciamento de ciclo de vida e histórico de uso

O gerenciamento do ciclo de vida não diz respeito apenas aos dispositivos físicos, mas também a questões organizacionais. Todo dispositivo tem um ciclo de vida, da aquisição até o seu desligamento.

Da mesma forma, o ciclo de vida do uso dos recursos de telecom por usuários e áreas da empresa também precisam de controle.

Cada ativo de telecomunicações tem um ciclo de vida, desde a aquisição até a aposentadoria. O gerenciamento adequado do ciclo de vida envolve o acompanhamento do tempo de vida útil, manutenção, atualizações e substituições de equipamentos, garantindo a eficiência e a disponibilidade contínuas dos ativos.

Análise e gerenciamento de dados

Além de prover organização física e lógica como descrito acima, os ativos de telecom devem ser monitorados a fim de prover informações para tomadas de decisões.

Análises mensais e alertas de uso podem revelar padrões de uso, oportunidades de melhorias e tomada de decisões para otimização dos recursos.

Resumo da Gestão de inventário de telecom

Fazer rodar um processo de gestão de inventário de forma eficaz irá trazer benefícios rápidos para sua empresa como por exemplo a redução de custos, oportunidade de melhorias e utilização dos recursos de telecom de forma racional.

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429