+55 (31) 4141-7429

Gestão Orçamentária do Contas a Pagar #2

VocêGestor > Blog > Redução de Custos > Gestão Orçamentária do Contas a Pagar #2
gestão orçamentária do contas a pagar #1

A gestão orçamentária no departamento de contas a pagar #2 existe para garantia da eficiência e do controle financeiro das despesas corporativas.

É um processo empresarial que envolve: planejamento, acompanhamento, controle dos gastos e ajustes orçamentários, com vistas cumprir as metas orçamentárias estabelecidas.

Como funciona na prática?

Há etapas importantes nesse processo que são essenciais para o departamento de contas a pagar de sua empresa. .

Gestão Orçamentária do Contas a Pagar #2

Dando continuidade ao nosso post anterior, apresentamos abaixo a segunda parte.

Negociar prazos e condições de pagamento

Ao relacionarmos com fornecedores já é praxe a negociação de prazos, data de vencimento e formas favoráveis de pagamento. Certamente isso não é novidade!

Entretanto, uma tarefa valiosa na gestão orçamentária é o alinhamento das datas limite de recebimento de faturas e NFs, com vistas a organização de faturas dentro de um ciclo mensal do contas a pagar.

Falando mais claramente: Ou o seu fornecedor te entrega a fatura/NF na data definida ou não receberá naquele ciclo (mês).

Dessa forma, a organização de prazos surtirá efeitos notáveis em seu fluxo de caixa e reduzirá a pressão de funcionários acabando com a história de João e Maria atrás de faturas.

Automatização reduz bastante o sofrimento diário e erros manuais, além de economizar tempo.

Automatizar os processos do seu Contas a Pagar

Não adianta definir processos e sensibilizar as áreas e profissionais se não for possível automatizar processos com tecnologia sobretudo se o seu volume de despesas, faturas e guias de recolhimento são altos.

Seu pessoal ainda procura contas perdidas (a vencer ou vencidas) dentro de gavetas, liga para fornecedor enviar conta na data certa, ou ainda controla tudo numa bendita planilha compartilhada?

Se sim, está na hora do seu diretor entender que investir em tecnologia certamente não é despesa apenas.

Ajuda muito ter uma plataforma para ser alertado a tempo sobre faturas previstas recorrentes não recebidas e que ainda não estão no processo de ciclo de pagamento mensal, talvez perdida por ai, pois se uma delas passar batida e não for paga vai dar M.

Ajustar e acompanhar o orçamento

Finalmente, sua empresa precisa estabelecer indicadores de desempenho e receber alertas sobre desvios.

Uma vez que a gestão orçamentária é um processo de melhoria contínua, torna-se indispensável acompanhar se os gastos estão conforme o planejado.

A medida em que sua empresa avança será necessário revisar e ajustar o orçamento, pois se uma empresa cresce, cresce também seus compromissos financeiros.

Portando ter uma ferramenta que te informa a curva de gastos atuais e projetada irá auxiliar muito o seu time financeiro.

Resumo sobre Gestão Orçamentária do Contas a Pagar #2

Negociar prazos e condições com seus fornecedores trará benefícios como recebimento de cobranças nas datas previstas e melhores condições de pagamento. Para que metas sejam alcançadas, a automatização do seu contas a pagar irá reduzir o seu sofrimento na consecução de contas e pagamento de contas na data certa no seu ciclo mensal de controle. Ajustar e acompanhar seu orçamento trará vantagens e maior velocidade de ajustes e adaptação.

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429