+55 (31) 4141-7429

KPIs para gestão de telecom que você precisa ficar atento

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > KPIs para gestão de telecom que você precisa ficar atento
kpis-para-gestao-de-telecom-que-voce-precisa-ficar-atento

Conheça os principais KPIs para a gestão de telecom que você precisa ficar atento e como isto pode te ajuda nos seus negócios.

Como dito por Edwards Deming: “não se gerencia o que não se mede e não há sucesso no que não se gerencia”. Portanto, criar corretamente os KPIs para gestão de telecom se torna cada vez mais importante e decisivo.

Todo gestor quer saber como está a sua operação e os seus resultados, pois entende que o consumidor atual não aceita um serviço básico.

Mas como saber se os resultados que a empresa tem alcançado a levam para a posição desejada? É para isso que servem os KPIs. Eles apontam ao gestor a real efetividade e possíveis falhas, podendo então ajudar no desenvolvimento de melhorias.

Antes de mais nada, um KPI (Key Performance Indicator) é um indicador de desempenho de um determinado processo.

KPIs para gestão de telecom que você precisa ficar atento

Este artigo mostrará alguns indicadores-chave de telecom que você precisa ficar atento para garantir o sucesso do seu negócio. Confira!

Resultados da redução de custos das faturas

Dependendo do tipo de negócio e do tamanho da organização, o custo com telecom pode ser bastante representativo. Logo, é um dos principais itens que o gestor deve ficar atento é a redução de custos. Mas como provar a efetividade para o cliente?

Crie o indicador de redução de custos das faturas. Este indicador será importante para mostrar se o gerenciamento da telecom está atingindo as metas.

Você pode medir esse resultado em termos financeiro ou percentual, por exemplo:

  • Percentual: basta dividir o valor atual pelo que estava orçado (ou que se pagaria pelo serviço anterior) e multiplicar por 100. Se o valor for abaixo de 100, houve redução, caso contrário o custo aumentou;
  • Financeiro: basta subtrair o valor pago pelo que estava orçado (ou que se pagaria pelo serviço anterior). Se o valor for negativo houve redução, caso contrário o custo aumentou.

Percentual contestado das faturas no processo de auditoria

As faturas telefônicas estão entre as contas de consumo mais contestadas pelo consumidor. Consequentemente, são as que mais devem sofrer um processo de auditoria.

O processo de auditoria consiste em averiguar se os valores cobrados são condizentes aos acordados em contrato.

Criar KPIs nesse sentido é fundamental para confirmar se as auditorias estão obtendo os resultados esperados, e , se os valores acatados na contestação estão incidindo nas faturas.

Este é um indicador que o gestor não pode esquecer, pois quanto mais contestações, maior a percepção do cliente de cobrança indevida e de falta de controle da organização.

Metas alcançadas nas vendas de serviços de telecom

As vendas são o coração de qualquer empresa, pois é o principal meio que ela tem para captar recursos para se manter, lucrar e pagar os seus colaboradores, fornecedores e acionistas.

Por isso, precisa ter um KPI com as metas de vendas de produtos de telecom. Dessa forma, o gestor terá na ponta da língua a meta de vendas do seu time, saberá como estão em relação aos objetivos traçados e, se necessário, criará um plano de ação para alcançá-los.

Definir os KPIs para gestão de telecom pode ser a peça chave para o sucesso das estratégias desenvolvidas e impulsionar os resultados, aumentando a lucratividade da organização. Escolha os indicadores mais relevantes para o seu negócio, faça uma boa gestão e eleve o nível de sua empresa.

Gostou do artigo? Conhece alguém que se interessaria pelo assunto? Compartilhe essa postagem nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429