+55 (31) 4141-7429

Quais os cargos na área de telecom, o que cada um faz?

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > Quais os cargos na área de telecom, o que cada um faz?
cargos na área de telecom

Mesmo profissionais experientes às vezes se confundem sobre os cargos na área de telecom. Isso porque a diversidade ou sobreposição de tarefas às vezes dificulta o entendimento.

Será que você realmente conhece bem as responsabilidades de cada uma delas?  Siga a leitura e entenda melhor o que cada cargo exige do trabalhador da área!

Cargos na área de telecom

Consultor de vendas

O consultor de vendas é responsável por prospectar e captar novos clientes para a empresa com a qual possui vínculo. Além disso ele esclarece dúvidas, emite proposta e fecha contratos.

Este profissional deve possuir vivência no setor e antes de tudo, resiliência. Precisa saber como elaborar propostas, habilidades de negociação e de atendimento pessoal.

Analista de telecom

O analista de telecomunicações é responsável por prover serviços, manutenções corretivas e preventivas dos sistemas da área. É ele também que executa os processos de implantação.

Para tanto, emite relatórios periódicos sobre a qualidade e capacidade da rede como um todo. Além de realizar a formatação da base de dados das companhias e elaborar a interface com os fornecedores de sistemas de gestão.

Um analista de telecom também pode estar envolvido em análise e gestão de custos da telecom

Gerente de vendas

Tem como principal função a de vistoriar todos os projetos da área. Esse profissional não só realiza a gestão das equipes de uma empresa, como também é responsável por projetos de larga escala.

Por fim, tem como prioridade garantir tanto a eficiência dos sistemas, dos serviços e produtos do negócio.

Especialista em telecom

Responsável por planejar, cuidar e implantar projetos de diversos sistemas de telecomunicações, tais como transmissão, comunicação de dados, telefonia, serviços telemáticos, TV a cabo e digital.

Sua função principal, assim, é a de desenvolver e introduzir sistemas de transmissão de sinais por meio de satélites. Para que consiga realizar esse serviço, é ele que também gerencia os materiais e custos.

Gerente de canal de vendas das operadoras

É responsável por definir táticas e políticas para o desenvolvimento dos canais de vendas das operadoras. Ele atua através da criação de métodos para se assegurar de que sua equipe de parceiros cumpra suas atividades.

Desta forma, ele não só gerencia e credencia os parceiros comerciais que forem mais adequados para o negócio, como também faz toda a gestão dessa parte da operadora.

Em resumo, o gerente de canal está focado no batimento da meta de vendas dos agentes autorizados sob seu guarda chuvas.

Agente autorizado, parceiro ou franqueado

O agente autorizado ocupa uma posição indispensável no setor de telecom, já que adquire para si o direito de comercializar os produtos e serviços da operadora.

Como o agente será responsável pelo negócio em si, é esperado que, além de possuir capacidade para investir financeiramente na organização, dedique seu tempo e habilidades para geri-lo e fazê-lo prosperar.

Agora consegue entender quais são os cargos na área de telecom e como eles funcionam? Então assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma dica sobre gestão, auditoria, inventário e controle de custos de telefonia corporativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429