+55 (31) 4141-7429

PD&I das operadoras e o lapso de ciência

VocêGestor > Blog > Assuntos > PD&I das operadoras e o lapso de ciência
PD&I das operadoras e o lapso de ciência

Antes de discorrermos sobre o atual PD&I das operadoras e o lapso de ciência vamos precisar voltar ao Principio.

Esse post tem como base, a descoberta por acaso da “radiação cósmica de fundo de micro ondas” – CMB feita por cientistas que trabalhavam no setor de telecomunicações.

No Principio “Faça-se a Luz”

Com base na obra do físico e padre belga Georges Lamaitre (conhecido como o pai da Cosmologia do Big Bang), o objetivo do cosmos era a sua própria expansão, sempre diluindo a concentração de energia que enchia o espaço.

A medida em que o Universo se expandia e resfriava, a matéria e energia formavam por conseguinte uma sopa cósmica opaca, onde elétrons loucos e livres continuavam a espalhar fótons (partículas de luz que transportam energia) para todo o universo.

Mais tarde, quando o universo baixou a temperatura para dois mil e setecentos graus, os fótons ficaram ainda mais desimpedidos para viajar pelo universo.

A Radiação cósmica de fundo de micro ondas

Essa liberação de energia e luz num universo (maior e mais frio) passou à Radiação Cósmica de Fundo. Essa Radiação encarnou a luz e a altíssima temperatura que restou do universo inicial, mas que não parou de resfriar. Com o passar do tempo essa radiação de fundo esfriou em um fator de 1 mil.

Nessa radiação de fundo, os fótons de luz visível também perderam muitíssima energia tornando-se fótons infravermelhos. Os fótons agora são micro ondas no universo, por isso o nome “radiação cósmica de fundo de micro ondas – CMB“.

A CMB não apenas tem seu ápice de energia em micro onda, como também libera algumas ondas de rádio, ademais ela não passa de resquício do Big Bang.

Bem, mas o que esse papo de fenômenos físicos e químicos tem a ver com a telefonia? Muita coisa.

PD&I das operadoras e o lapso de ciência

Pesquisa e Ciência de Verdade – Como éramos

No início da década de 1960 todos sabiam da radiação cósmica de fundo de micro ondas, mas quase ninguém tinha tecnologia que pudesse captá-la.

Em 1964 os físicos Arno Penzias e Robert Wilson fizeram a primeira observação da radiação cósmica de fundo de forma inesperada. Eram pesquisadores do antigo Bell Telephone Laboratories (Bell Labs) da divisão de pesquisa da AT&T. O Bell Labs é o atual Nokia Bell Labs.

Penzias e Wilson desenvolveram uma enorme antena para enviar e receber sinal que fosse livre de contaminação de outras fontes. Para isso, eles começaram a medir interferências de micro ondas em seu receptor buscando uma comunicação limpa e livre de ruídos nessa faixa de espectro.

Fato é que Penzias e Wilson não procuravam a radiação cósmica de fundo em micro ondas, mas apenas buscavam abrir um novo canal de comunicação para a AT&T.

Após longos testes e experiências nessa antena, Penzias e Wilson eliminaram de seus dados todas fontes de interferências, mas curiosamente, uma parte do sinal não sumiu e também não sabiam como eliminá-lo.

Resolveram então avaliar fisicamente a antena (em forma de tuba) e encontraram ninhos e cocô de pombo pensando ser isso a causa do erro (sinal). Desse modo, após eliminar “o material” observavam que para onde apontassem a antena, ela não só localizava o tal sinal, bem como aquecia.

PD&I das operadoras e o lapso de ciência.
Carlos Leonel | VocêGestor

Em 1965 Penzias e Wilson publicaram um estudo sobre um determinado excesso de temperatura de antena e que não podia ser atribuído a nada. – A.A. Penzias e R.W. Wilson, “A Measurement Of Excess Antenna Temperature at 4080 Mc/s”, Astrophysical Journal 142 (1965): 419-21.

Prêmio Nobel 1978

Enquanto isso, uma equipe de pesquisadores de Princeton chefiada pelo Dr Robert Dicke estava construindo um detector específico para encontrar a radiação de fundo de micro ondas, mas como não tinham o budget do Bell Labs estavam bem lentos. Surpreendemente Dicke e sua equipe tomaram conhecimento do trabalho de Penzias e Wilson e tudo passou a ter sentido. Tudo se encaixava e souberam exatamente o que era o tal calor observado na antena de Penzias e Wilson.

Em 1978 Penzias e Wilson receberam o Nobel por sua descoberta.

FUST E FUNTTEL – Como estamos

Pra quem ainda não sabe, o FUST e FUNTTEL são fundos criados pelo Governo Federal em 2000, a fim de financiar a universalização e desenvolvimento tecnológico das telecomunicações no Brasil.

Com efeito, juntos esses impostos abocanham 1,5% do valor de TODAS as contas de telefonia pagas no Brasil.

Bem, após 20 anos que pagamos essa conta, só o FUST arrecadou mais de R$ 22 bilhões.

Na sua opinião, estes fundos são devidamente direcionados para a promoção e alavancagem de descobertas e pesquisas?

PD&I das operadoras e o lapso de ciência no BR – Como estamos

A percepção que temos, como consumidores de serviços que demandam alta tecnologia (voz e dados) é uma distância abissal entre o exemplo das descobertas de 1965 e o que as Teles do Brasil dizem investir em pesquisa.

Nesse meio tempo, vá no Google e pesquise: VIVO valor destinado a pesquisa e desenvolvimento, TIM….CLARO…OI.

Decerto é fácil perceber que o PD&I das operadoras e o lapso de ciência estão intimamente relacionados.

O resultado apresentado é nulo e o Google trará por inferência o assunto mais relacionado as Teles: Venda de Plano!

Antes que algum psico adaptado venha dizer que “há muitos investimentos por parte das Teles na rede e que do 1G ao 5G evoluiu muito”…ótimo, mas veja abaixo…

As universidades e entidades governamentais

Inegavelmente as universidades e/ou entidades governamentais são responsáveis por 90% das pesquisas em todo mundo.

Pense bem, o touchscreen, o computador, a vacina, o antibiótico, o genoma humano, o laser, etc.

Os outros 10% ficam com o mundo corporativo, onde a competição de alguma forma incentiva a desonestidade, afinal a meta é o lucro.

5G no Brasil

Para as Teles o feito é melhor que o perfeito.

Deixamos aqui os Parabéns a Companhia Ericsson que está ajudando a levar o 5G adiante no Brasil.

NOTA
Embora pessoalmente creia na teoria do estado estacionário, defendida por Hermann Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle, foi escolhida a teoria Big Bang que nos facilitou a contextualização da CMB, nesse post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429