Saiba tudo sobre o Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas aplicado em julho de 2022 e como isso impacta na gestão de custos de telefonia da sua minha empresa.
Primeiramente, o reajuste anual no plano de telefonia móvel – antes de 12 meses – não é exclusividade no Contrato Vivo Empresas, afinal todas as operadoras fazem.
Expectativa x Realidade
A Anatel – que existe na verdade para estimular a concorrência – acaba sempre autorizando o reajuste anual.
Normalmente a justificativa usada pela Anatel é: “evitar o desequilíbrio econômico das prestadoras”.
Da mesma forma, as operadoras que nunca perdem o time, se valem do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor para aplicar o reajuste anual.
Resumindo: a Expectativa do cliente em sofrer reajuste somente após 12 meses no contrato Vivo Empresas nunca será Realidade.
Exemplo prático da expectativa x realidade
Por exemplo, se você fechou um contrato com a Vivo Empresas em Fevereiro de 2022, seu contrato somente será reajustado em 12 meses, correto? NÂO!
Independentemente da data da assinatura, se chegou a época do reajuste anual autorizado pela Anatel já era! Vai ter aumento sim! Lamentavelmente!
Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas – não piore as coisas
Temos vários casos em que o consumidor fica fulo da vida (e com razão) a respeito do reajustes que cancela o contrato ainda no período de fidelização.
Se você cancelar o contrato, além do reajuste, vai arcar também com a multa rescisória!
As coisas como elas são
No contraponto de posts como esse, costumamos receber alguns e-mails com ponderações e comentários (edificantes e não edificantes) de alguns escritórios e advogados, discordando do parágrafo anterior.
Entretanto, respeitadas as opiniões – até porque há um sistema que se alimenta de causas jurídicas – mantemos nossa opinião em que nesses casos é mais econômico (tempo, financeiro e emocional) para o consumidor aceitar o reajuste, não cancelar o contrato e não acionar a justiça.
Mas por quê?
Segundo Porter em sua matriz há uma força que indica na negociação com seu fornecedor que: enquanto menor sua importância, menor sua barganha.
Em caso de judicialização e até mesmo audiência nos PROCONS as operadoras estão pouco se importando. “Andorinha só não faz verão”, afinal a instrução para advogados da parte das operadoras é “o não acordo”.
Não estamos dizendo que devemos abrir mão dos direitos, mas a menos que você esteja inclinado ao desgaste, a melhor alternativa é não fazer nada.
Lembre-se da palavra “poder de Barganha”. A ciência por meio de Porter não deixa dúvidas.
O Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas e a auditoria de faturas
Não podemos mudar o fato de que o reajuste ocorrerá, mas podemos auditar por meio da plataforma de gestão de telefonia se a operadora realmente aplicou o índice percentualmente correto.
Variação entre os índices de mercado
Com toda certeza há variações nos índices aplicados, pois telecom é de fato um bicho de 7 cabeças.
Por exemplo: Não existe um índice monetário para todos os serviços a serem aplicados em toda a fatura, uma vez que os índices para reajustes em telecomunicações variam.
Alguns índices de correção monetária são validos somente para planos e pacotes, enquanto que para tarifas excedentes e outras ligações o índice é completamente outro!
Nesse caso sua empresa poderá precisar de uma plataforma que cheque 100% se o reajuste ocorreu devidamente.
O Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas e a renovação automática
Além do reajuste anual, o que gera enorme confusão e insatisfação é a Renovação Automática do Contrato feito pela Vivo.
Como padrão, todos os contrato Vivo Empresas tem 24 meses de fidelização e pesadas multas de cancelamento de contrato.
O consumidor precisa ficar atento, pois caso quiser trocar de operadora precisará informar a Vivo sobre sua desistência de renovação.
Caso o consumidor deixe passar batido, a renovação do contrato Vivo Empresa dar-se-á por meio de um aviso de SMS no telefone cadastrado do gestor.
Feita a renovação, o cliente ficará “preso” por mais 24 meses.
Como o VocêGestor pode ajudar
E aí, sua empresa tem enfrentado problemas com os índices de reajustes anuais e ainda dificuldades em gerir os contratos de telecom? Conte pra gente nos comentários.