4 Tendências no Mercado de Telecom para você investir
Inúmeras novidades tecnológicas tem surgido com o objetivo de auxiliar empresas a alcançar resultados, reduzir custos e otimizar suas entregas de serviços. E não é diferente com as tendências no mercado de telecom, por exemplo:
- Novas formas de comunicação;
- armazenamento;
- e interação com clientes.
Descubra se alguma dessas tendências atende a empresa de gestão de telecom, não só apenas para se destacar da concorrência como também para incentivar um ambiente corporativo:
4 Tendências no Mercado de Telecom para você investir
1. Atendimento omnichannel
Se o conceito de atendimento omnichannel tivesse que ser resumido em uma única palavra, certamente seria integração. Se antes, as empresas dispunham de diversos canais como telefone, e-mail, loja física e e-commerce para atender o cliente, atualmente é preciso unir todos esses canais num ponto apenas.
O atendimento multicanal preza pela experiência do cliente de forma que ele possa transitar sem problemas pelos canais durante a jornada de atendimento.
2. Armazenamento em nuvem
A tendência é que, em um futuro próximo, a nuvem abrigue um departamento inteiro. Isto é, setores completos interagirão entre si de forma totalmente virtual.
A ideia principal é que se consiga reduzir custos com a locação de espaços físicos e despesas de ambiente.
Para isso, telecomunicação e TI têm se unido em prol do desenvolvimento da cloud computing. Além disso, essa tecnologia permite total integração entre os departamentos, com compartilhamento de arquivos em tempo real e comunicação unificada.
Fato é que as informações e histórico da gestão de custos de seus clientes possam ficar integradas numa única plataforma.
3. BYOD como tendência no mercado de telecom
BYOD é a sigla para Bring Your Own Device, que, traduzido para o português, significa “traga seu próprio equipamento”.
Esse é um conceito que promete se difundir no segmento de telecom por oferecer mais economia e praticidade às empresas de pequeno e médio porte. Basicamente, os computadores e equipamentos pessoais dos colaboradores poderão ser utilizados de forma integrada no ambiente de trabalho.
A única ressalva é que, para que isso aconteça de forma segura e eficiente, as empresas de fato deverão investir em sistemas e técnicas para implementação unificada.
As vantagens, contudo, compensam em muito o investimento, já que não haverá mais a necessidade de ter gastos em infraestrutura.
4. Internet das Coisas (iOt)
Esse é de fato o termo mais citado quando falamos em tendências tecnológicas.
E não é para menos: esse avanço certamente causará a maior revolução já vista na internet. A tendência é que todo objeto se transforme em uma ponta de conexão na rede. Com isso, surgem inúmeras possibilidades de relacionamento entre empresa e cliente.
É preciso estar atento às possibilidades e adequar os meios de comunicação da empresa às necessidades do consumidor, estabelecendo contato e garantindo a produtividade ao estar sempre disponível.
Com o avanço da tecnologia, as empresas passarão por grandes mudanças. Ambientes físicos e equipamentos, assim como a necessidade de ter funcionários in loco, provavelmente deixarão de fazer parte da cultura corporativa. Em seu lugar, serão inseridos a mobilidade, a integração e a conectividade. Por fim, serão menos custos estruturais e mais verba para investir no serviço em si.