+55 (31) 4141-7429

7 Passos no Ajuste de Fatura na Telefonia Corporativa

VocêGestor > Blog > Gestão de Telefonia > 7 Passos no Ajuste de Fatura na Telefonia Corporativa
7 passos para o Ajuste de Fatura na Telefonia Corporativa com sucesso

7 Passos no Ajuste de Fatura na Telefonia Corporativa

O ajustes de faturas na telefonia corporativa ou simplesmente ajustes de contas é um processo desconhecido pela maioria dos consumidores e que vamos desvendá-lo aqui nesse post.

O que NÃO é o Ajuste de Faturas da Telefonia

Ao contrário do que muitos pensam, o ajuste de faturas na telefonia não é um simples evento (crédito, débito ou desconto) existente na fatura do consumidor. Essa simples nomenclatura (AJUSTES) que aparece na fatura é apenas a ponta de um grande iceberg.

Como surge e o que causa a necessidade do Ajuste de Faturas na Telefonia Corporativa

As Teles como qualquer outra empresa, vivem de vendas e resultados. O investimento em marketing outbound e inbound das operadoras é avassalador. Essa turma do marketing não brinca em serviço quando o assunto é vender e girar um mercado de bilhões, afinal o acionista espera o retorno.

O que a área de marketing e vendas criam, dificilmente será acompanhado pelos sistemas legados de billing, contratos e cobrança das operadoras.

Pense naquela mega promoção de Natal (para pessoas físicas) ou naquelas super ofertas de ataque (planos empresas) feita pelas operadoras com minutos grátis + aparelhos + créditos, etc.  Pensou? Você não precisa ser um C.T.O. ou C.I.O. para entender que os sistemas legados das operadoras, não conseguem acompanhar essas promoções na rapidez em que são criadas.

Não dá tempo de virar o Titanic.

Ajuste de Faturas na Telefonia Corporativa

O Efeito do erro nas Faturas da Telefonia Corporativa

Some o cenário do parágrafo anterior ao fato de que atendentes terceirizados (com todo respeito que temos a eles) inserirem de forma manual os contratos, ofertas e suas tarifas nos sistemas legados das operadoras.  Sabe onde tudo isso termina? Isso mesmo, nas nossas faturas. “Ladies and Gentlemen, The Titanic will sink“.

7 Passos no Ajuste de Fatura na Telefonia Corporativa

Iremos falar de um tipo de Ajustes pós-cobrança-corretivo-paliativo e como é feito. Atualmente, as operadoras ao acatarem a contestação dão uma “marretada” na fatura inserindo o Ajuste na fatura.

1. A Emissão da Fatura com erros pela Operadora

É certo que quanto mais detalhado for um contrato de serviços de telefonia (de uma empresa global ou um edital) no tocante a diversidade de serviços, mais suscetível a erros essas faturas serão. Há também casos em que até a alíquotas de impostos interferem na geração de uma cobrança correta.

2. Obtenção e Processamento das Faturas

Dado as condições contratuais, o cliente receberá suas faturas com erros em série. As operadoras até tentam realizar a cobrança certa certa nas faturas de telefonia corporativa, mas notavelmente ela não dispõe de ferramentas para isso. Saiba que o Core Business das operadoras é comunicação, não é cobrança.

3. Auditoria das Faturas

O consumidor costuma realizar uma auditoria, que verifica se o cobrado em sua fatura está de acordo com seu contrato operadora. Ligação por ligação, assinatura por assinatura tem que ser conferida.

Mas o processo de auditoria/contestação numa empresa é só o começo.

4. Contestação/Disputa

Com base evidenciada nos relatórios de auditoria é iniciado o processo de contestação. Todo esse processo de disputa tem que ser mantido e controlado em detalhes, tais como: data, hora, solicitação, conta, número do protocolo, atendente etc.

5. Crédito e Ajustes

Caso a operadora acate a contestação antes do vencimento, será feito o “Ajuste”. A operadora enviará ao consumidor somente um novo código de barras para pagamento do valor final corrigido desta fatura. Jamais o consumidor receberá em mãos sua mesma fatura detalhada e corrigida da primeira a última pagina. Se a contestação for acatada após o vencimento, saiba que esse crédito cairá na fatura seguinte.

6. Correção de Estrutura

Mais importante que tratar o erro é eliminar a causa raiz. A correção de estrutura de cobrança na operadora já é um bom caminho para o processo de ajuste de faturas. Em outros posts falaremos mais sobre isso.

7. O Passo Campeão

O VocêGestor pensa pouco além dos 6 passos anteriores. Na verdade, esses 6 passos foram escritos para que o leitor soubesse como funciona esse processos corretivos/paliativos no Brasil.

Diferente dos passos anteriores, aqui no VocêGestor defendemos uma fatura já com o ajuste, antes mesmo de sua emissão ao cliente. Ja pensou como seria sensacional o consumidor receber uma conta correta e ajustada?

A diferença entre Inserir Ajustes x Emitir uma Fatura já com Ajustes é bem grande.

Quem iria ganhar com isso?

Falar todos é exagero.

  1. O consumidor. Quem não quer pagar uma conta correta?
  2. As operadoras. Saiba que as operadoras erram nas cobranças contra elas mesmas. Lembre-se que não é fácil virar o Titanic.
  3. O atendimento das operadoras.
  4. Crédito/Cobrança das operadoras.
  5. Faturamento e Pós Faturamento das operadoras.
  6. A Anatel(?). Julgue o leitor.
  7. Os governos estaduais e federais, sob a questão dos impostos(?). Julgue o leitor.

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429