+55 (31) 4141-7429

Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas

VocêGestor > Blog > Gestão de Telefonia > Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas
reajuste anual contato vivo empresas e porque ele acontece

Saiba tudo sobre o Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas aplicado em julho de 2022 e como isso impacta na gestão de custos de telefonia da sua minha empresa.

Primeiramente, o reajuste anual no plano de telefonia móvel – antes de 12 meses – não é exclusividade no Contrato Vivo Empresas, afinal todas as operadoras fazem.

Expectativa x Realidade

A Anatel – que existe na verdade para estimular a concorrência – acaba sempre autorizando o reajuste anual.

Normalmente a justificativa usada pela Anatel é: “evitar o desequilíbrio econômico das prestadoras”.

Da mesma forma, as operadoras que nunca perdem o time, se valem do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor para aplicar o reajuste anual.

Resumindo: a Expectativa do cliente em sofrer reajuste somente após 12 meses no contrato Vivo Empresas nunca será Realidade.

Exemplo prático da expectativa x realidade

Por exemplo, se você fechou um contrato com a Vivo Empresas em Fevereiro de 2022, seu contrato somente será reajustado em 12 meses, correto? NÂO!

Independentemente da data da assinatura, se chegou a época do reajuste anual autorizado pela Anatel já era! Vai ter aumento sim! Lamentavelmente!

Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas – não piore as coisas

Temos vários casos em que o consumidor fica fulo da vida (e com razão) a respeito do reajustes que cancela o contrato ainda no período de fidelização.

Se você cancelar o contrato, além do reajuste, vai arcar também com a multa rescisória!

As coisas como elas são

No contraponto de posts como esse, costumamos receber alguns e-mails com ponderações e comentários (edificantes e não edificantes) de alguns escritórios e advogados, discordando do parágrafo anterior.

Entretanto, respeitadas as opiniões – até porque há um sistema que se alimenta de causas jurídicas – mantemos nossa opinião em que nesses casos é mais econômico (tempo, financeiro e emocional) para o consumidor aceitar o reajuste, não cancelar o contrato e não acionar a justiça.

Mas por quê?

Segundo Porter em sua matriz há uma força que indica na negociação com seu fornecedor que: enquanto menor sua importância, menor sua barganha.

Em caso de judicialização e até mesmo audiência nos PROCONS as operadoras estão pouco se importando. “Andorinha só não faz verão”, afinal a instrução para advogados da parte das operadoras é “o não acordo”.

Não estamos dizendo que devemos abrir mão dos direitos, mas a menos que você esteja inclinado ao desgaste, a melhor alternativa é não fazer nada.

Lembre-se da palavra “poder de Barganha”. A ciência por meio de Porter não deixa dúvidas.

O Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas e a auditoria de faturas

Não podemos mudar o fato de que o reajuste ocorrerá, mas podemos auditar por meio da plataforma de gestão de telefonia se a operadora realmente aplicou o índice percentualmente correto.

reajuste anual contrato vivo empresas sistema faz auditoria de faturas de telecom referente ao ajuste anual no contrato
storyset

Variação entre os índices de mercado

Com toda certeza há variações nos índices aplicados, pois telecom é de fato um bicho de 7 cabeças.

Por exemplo: Não existe um índice monetário para todos os serviços a serem aplicados em toda a fatura, uma vez que os índices para reajustes em telecomunicações variam.

Alguns índices de correção monetária são validos somente para planos e pacotes, enquanto que para tarifas excedentes e outras ligações o índice é completamente outro!

E agora José..“?

Nesse caso sua empresa poderá precisar de uma plataforma que cheque 100% se o reajuste ocorreu devidamente.

O Reajuste Anual Contrato Vivo Empresas e a renovação automática

Além do reajuste anual, o que gera enorme confusão e insatisfação é a Renovação Automática do Contrato feito pela Vivo.

Como padrão, todos os contrato Vivo Empresas tem 24 meses de fidelização e pesadas multas de cancelamento de contrato.

O consumidor precisa ficar atento, pois caso quiser trocar de operadora precisará informar a Vivo sobre sua desistência de renovação.

Caso o consumidor deixe passar batido, a renovação do contrato Vivo Empresa dar-se-á por meio de um aviso de SMS no telefone cadastrado do gestor.

Feita a renovação, o cliente ficará “preso” por mais 24 meses.

Como o VocêGestor pode ajudar

E aí, sua empresa tem enfrentado problemas com os índices de reajustes anuais e ainda dificuldades em gerir os contratos de telecom? Conte pra gente nos comentários.

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429