Essa disputa não é de hoje. Há mais de 15 anos elas brigam pela vice liderança do market share de linhas móveis no Brasil. Confira as 11 coisas que podemos esperar da guerra CLARO x TIM.
A Disputa entre as Teles
A Vivo segue isolada no placar, mas o que pouca gente sabe é que embora tecnicamente empatadas, a Claro e Tim lutam pela vice liderança com foco em modalidades de serviços diferentes.
O quanto isso representa em telefones móveis (milhões)
- Vivo = 73,26.
- Tim = 65.37.
- Claro = 64,59.
- Oi = 47.74.
A Tim vem se garantindo no Pré-Pago
A diferença entre as duas operadoras é definida a partir do desempenho da Tim no mercado de pré-pago (celular de recarga), onde é líder absoluta com quase 52 minhões de linhas móveis, contra 47 milhões de linhas da Claro.
A Claro bate a Tim no Pós-Pago
Enquanto a Vivo segue como Hera (a rainha do Olimpo), a Claro vai lutando para bater a Tim em quase 3 milhões de linhas móveis. Um fator preponderante para Claro é o sua maior fatia de mercado no plano corporativo em relação á Tim.
11 coisas que podemos esperar da guerra CLARO x TIM
1) A posição de vice líder de mercado será consolidada a partir do desempenho da Claro e Tim no plano pré-pago, LAMENTAVELMENTE.
2) Tarifas no pré-pago continuarão beirando o absurdo, principalmente ligações interurbanas, franquia de uso de internet e chamadas para outras operadoras.
3) O velho canibalismo de clientes da base de linhas móveis.
4) O recorrente e baixo MOU nos planos pré-pagos.
5) O invencível e alto Churn Rate.
6) As Propagandas “Nazistas” (que servem mais como endomarketing para as próprias operadoras) do tipo, “Vem ser Gigante” e “FazerDiferente”. Puro alarde de inconsistência à realidade!
7) Planos superdimensionados (voz e dados), com ofertas casadas e franquias muito além da realidade de uso do consumidor.
8) Critérios subjetivos e de apuração “não-convencionadas”, quanto ao desligamento de linhas inativas e manutenção de linhas ativas.
9) Os insuperáveis erros de cobranças e mau atendimento pós cobrança no PME, sobretudo da Tim.
10) A contínua falta de diferenciação estratégica e inovação entre as Teles. Afinal, mesmo com todo poderio financeiro, não é fácil virar o Titanic .
11) A Anatel mais ao lado das Teles do que do consumidor.
E a Oi?
A Oi segue estável (“ali na gavetinha, na brisa”, Alcides – Meu nome não é Johnny), bem abaixo da crítica e resolvendo seus problemas de recuperação judicial. Desejamos sucesso às pessoas jurídicas recomendadas que poderão exercer a função de administrador judicial desse processo.
- Pricewaterhouse Coopers Assessoria Empresarial.
- Deloitte Touche Tohmastu Consultores.
- Alvarez e Marsal Consultoria Empresarial
Diferenciação e Inovação das Operadoras
Perceba no primeiro gráfico que Tim e Claro sempre estiveram pareadas. O que expressa historicamente pouca capacidade de diferenciação e inovação. Por isso, afirmamos que não é possível esperar nada novo dessa briga.
Para o consumidor, a métrica “quantidade de Market Share” nada significa.
Gestão da Telefonia
Enquanto a guerra Claro x Tim produz seus mortos e feridos, o VocêGestor segue lutando contra a radiotividade dessa guerra nas empresas, com foco sempre na gestão da mobilidade e controle de custos da telefonia corporativa.
A matéria é antiga, porém o maior problema apresentado pela Claro Empresas é o mesmo: Excedente de Dados.
A Claro não permite bloqueio de dados e nem gestão através de software, o que dificulta a vida dos empresários…
A Tim Empresas possui premissa diferente: Se exceder ela reduz a velocidade e só vende pacotes de dados individuais para que não exista sustos na fatura no final do mês.
(link removido)
Olá Heberth. Agradecemos por sua participação nos comentários.
A Claro não permite bloqueio de dados e nem controle no gestor online nos novos planos Flat Fee. No antigo Plano Sob Medida era (ou é possível para os contratos vigentes) possível bloquear sim o uso de dados.
Sobre a TIM vender pacote de dados para excedentes, isso acaba quebrando um pouco o controle de custos do gestor de telecom. Imagina se cada usuário que possui pacote de dados solicitar um adicional pelo próprio aparelho, sem precisar da anuência do gestor da empresa?