+55 (31) 4141-7429

10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

VocêGestor > Blog > Gestão de Telefonia > 10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1
10 Cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

Confira os 10 cuidados antes de fechar Contrato Vivo Empresas #1 e fique livre de custos inesperados na gestão da telefonia de sua empresa.

Análise do contrato Vivo Empresas

Que análise de contratos é coisa para especialistas do Direito não se discute. Por isso, não vamos abordar aqui as cláusulas textuais, obrigatoriedade e reajustes!

Vamos atacar aquilo que conhecemos, o famoso “TERMO DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO MÓVEL PESSOAL – VIVO EMPRESAS”, mais conhecido como TERMO SMP.

Por que estamos abordando 10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1?

Do ponto de vista do seu Core Business, o serviço de telefonia jamais será uma atividade-fim de sua empresa. Nas empresas de engenharia, por exemplo, a telefonia será sempre um Overhead. 

Um erro contumaz que cometemos é achar que a operadora de telefonia é mais um simples fornecedor de serviços linear e homogêneo, como Luz e Água. No caso de contratos de serviços de telefonia celular, a coisa é bem diferente.

Pra que serve então o departamento jurídico da minha empresa no caso da telecom?

O departamento jurídico é indispensável, ora. É praxe dos gestores que contratam os serviços Vivo Empresas remeterem o contrato ao departamento jurídico para análise.

Para o pessoal do jurídico aqui vai uma dica: A coisa mais danosa destes contratos de telefonia não são as cláusulas textuais. Com certeza são os valores e variáveis de serviços implícitos no Termo SMP. Digo implícitos, pois embora estejam no contrato acabam passando desapercebidos.

O calcanhar de aquiles das empresas na hora de tentar negociar com a Vivo

A Vivo não irá alterar o contrato se você discordar, principalmente para o mercado de Pequenas e Médias Empresas. O que pode haver são ofertas e promoções.

Sob o conceito da Matriz de Porter, o poder de barganha do cliente junto as operadoras é quase zero. Portanto, embora haja profissionais críticos e capacitados na área jurídica das empresas, dificilmente a operadora irá ceder e “customizar” o contrato.

E aí, você acha que há clareza nos Contratados Vivo Empresas?

Responda se puder: Qual é o valor que sua empresa paga nos pacotes de dados contratados em cada linha?

Acesse os contratos da Vivo abaixo e tente encontrar sua tarifa de mercado!

Termo de adesão Vivo e ou Contrato de Adesão Vivo

Encontrou sua tarifa?

Pois é, a menos que você tenha em mãos o seu Termo SMP VIVO 100% conciso, você muito dificilmente encontrará na internet os valores de tarifas praticados por ela.

Então o que fazer?

A solução é preventiva, sempre!

10 cuidados antes de fechar contrato Vivo empresas #1

A clareza do seu Termo SMP pode não resolver os problemas de erros de cobrança da Vivo, mas certamente te municiará para realiza sua contestação de conta.

1) Tarifa do minuto local e interurbano no Termo SMP

Às vezes o consultor na pressa de vender se esquece de uma das coisas principais: Preencher o campo onde constam os valores de ligação.

Exija que esteja no contrato os valores de ligações Locais (Vc1) e Interurbanas (VC2 e VC3). Não são poucos os casos sobre a inexistência desses valores preenchidos no contrato.

Para o caso do mercado PME (Pequenas e médias empresas) em que as tarifas são padronizadas, nem sempre o Valor do VC1, VC2 e VC3 estarão preenchidos.

Exemplo Contrato PME

10 Cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

Exemplo Contrato Grandes Empresas (GE)

2) Saiba quantas linhas você está contratando

Verifique se a quantidade de linhas está de acordo com o que você pediu.  Vide o campo “Quantidade de Linhas” e some as colunas.

10 Cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1
Neste caso são 32 linhas.

É indispensável conferir isso, pois infelizmente há casos de desvios de conduta de consultores mal intencionados que inserem linhas a mais para alcance de metas e remunerações.

3) Fique de olho no famoso Desconto Promocional

Verifique se o desconto promocional está de acordo com o ofertado pelo consultor no campo “Desconto Promocional Mensal”.

Esses são os descontos promocionais que a VIVO aplica em cada linha móvel de forma mensal enquanto o seu contrato estiver vigente.

10 Cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

As vezes são prometidos e ofertados descontos mirabolantes, porém o sistema de oferta da Vivo segue um padrão não permitindo “milagres” de ofertas de alguns parceiros.

Quaisquer descontos “prometidos” fora do Termo SMP não servem.

4) Quantidade de aparelhos, preço unitário e parcelas mensais

Todo mundo gosta de aparelho. Tem até gestor que prefere renovar seu parque de aparelhos junto a VIVO, sob o compromisso de arcar com maiores tarifas, mais linhas na conta e maior comprometimento mensal.

Já que a questão é endêmica e que prefere pagar mais caro, não custa pelo menos checar se o valor da parcela do aparelho está no Termo.
10 Cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

5) Audite seu Termo SMP constantemente

Você tem auditado sistematicamente o valor dos aparelhos, minutos locais e interurbanos, valores de mensalidades e descontos promocionais cobrados em suas faturas?
O sistema VocêGestor faz isso 100%!

Continua…

Fique atento ao próximo Post 2, onde traremos mais dicas como por exemplo: como funciona os descontos Trade-in, Preço de mensalidades/pacotes e outros tipos de contratos.

PS – A descrição do contrato abordado neste post leva em conta os antigos contratos/planos Flex e LD Vip da VIVO o quais não são mais. Entretanto, pouca coisa mudou referente aos meandros da contratação, uma vez que o Plano Smart Empresas (Ilimitado??) trás de diferente somente as ligações ilimitadas locais e interurbanas.

Você pode então conferir aqui o temos falado sobre os atuais Smart Empresas VIVO e o que é de fato ilimitado neste novo plano.

7 thoughts on “10 cuidados antes de fechar contrato Vivo Empresas #1

  1. Alem disto a VIVO faz renovação automática de contrato após 24 meses de carência por SMS, ou seja, eles enviam um SMS se vc tem interesse em continuar ou nao no Plano. Isto ocorre nos primeiros 12 meses de fidelidade, mesmo tendo de cumprir 12 meses adicionais.
    No contrato não esta claro esta forma de renovação por SMS, ou seja, caso vc não tenha visto ou mesmo nao recebido e depois dos 24 mes a empresa quer fazer portabilidade a multa será cobrada de forma UNILATERAL

  2. Carlos Leonel,
    Seria importante você alertar e esclarecer se há legalidade ou não na prática da Vivo em enviar um SMS no último dia de contrato (12+12) informando que o contrato foi renovado por mais 12 meses e em outras palavras, a empresa empresa terá nova fidelidade de 12 meses.
    Esta prática é legal ou não? Baseado em que Artigo de Lei ou Resolução Anatel?

    1. Caro Lúcio. Agradecemos seus comentários!
      A renovação automática contratual é de fato controversa, motivo pelo qual, não abordamos a mesma neste post.
      Há como referência o artigo 39 do CDC, contudo as operadoras se valem das entrelinhas.
      É jurisprudencial a renovação automática, para contratos de execução continuada e imprescindíveis, tais como serviços de telefonia.

      “as cláusulas apontadas pela autora como abusivas visaram, tão somente, oferecer segurança contratual para ambos os contratantes, no tocante tanto à duração do contrato de fornecimento de gases quanto das quantidades mínimas a serem disponibilidades”. Ainda, “Na verdade, verifica-se que as cláusulas pactuadas entre as partes que estabeleceram prazo de validade do contrato, renovação automática – caso nenhuma das partes tenha entendido pela sua descontinuidade – e fornecimento mensal mínimo de gases, embora não tenham sido totalmente favoráveis à parte autora, acabaram por proporcionar à parte autora um preço mais vantajoso na aquisição dos gases e, por via de consequência, um preço final mais vantajoso e um lucro maior na comercialização dos extintores, inexistindo, assim, qualquer abusividade nas cláusulas existentes no contrato havido entre as partes”. (e-STJ fls. 338/342) (…). Em face do exposto, nego provimento ao agravo. Publique-se. Intimem-se. Brasília (DF), 22 de maio de 2015. MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI Relatora (STJ – AREsp: 649641 RS 2015/0002098-0, Relator: Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI, Data de Publicação: DJ 29/05/2015) – Fontes Paola Karina Ladeira Bernardes e Laura de Almeida Machado.

      Para concluir: Nós do VocêGestor somos contra esta prática de renovação contratual e qualquer outra prática das operadoras que vão contra a autonomia da vontade.
      Mas como você pode observar, questões envolvendo a telecom no país, não são binárias. Cabem discussão. Neste link a Anatel se pronuncia dizendo ser proibido, mas não cita Resolução alguma: https://bit.ly/3g2v4LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429