+55 (31) 4141-7429

15 erros na gestão da telefonia #3

VocêGestor > Blog > Gestão da Mobilidade > 15 erros na gestão da telefonia #3
15 erros na gestão da telefonia parte 1 - principal

Confira os 15 erros na gestão da telefonia #3 e as dicas para resolvê-los.

Confira a parte 1 e parte 2.

Normalmente a gestão de custos da telefonia corporativa certamente fica a cargo do time de TI ou Contas a Pagar.

Seja como for, se é você quem cuida da gestão da telefonia na sua empresa, sem dúvida vale conferir os 15 erros na gestão da telefonia #3.

10 dicas na Gestão da Telefonia Corporativa – Parte 3 – Questões futuras

15 erros na gestão da telefonia interno post
rawpixel.com

A parte 3 tem a ver com questões futuras e seus impactos ao longo do tempo. 

8. Desconhecer o seu gerente de contas da operadora

Estabelecer relacionamentos corporativos é uma regra indispensável.

Se você pertence ao grupo de LA (Large Account) na operadora fique em cima do seu gerente de contas.

Ficar próximo dele é importante, não somente na hora de fazer inclusões de linhas e upgrade de planos.

9. Renovar anualmente o seu contrato operadora sem negociar planos e tarifas

Na hora de renovar seu plano ou fazer uma concorrência de preços, você precisa conhecer seu perfil de consumo e o tráfego da telefonia, sobretudo de dados móveis.

Procure trabalhar em equipe com sua área de compras, planeje bem suas aquisições a fim de contratar o que realmente o que precisa. Fuja do superdimensionamento, sobretudo aparelhos caros e linhas além do que realmente precisa.

Por outro lado, se você ainda acha que o consultor de vendas conhece a fundo o seu perfil é hora de acordar. De fato ele não conhece, e ainda fará propostas mais altas para te amarrar em mensalidades e aparelhos.

10. Ficar de olho em promoções de aparelhos de celular e esquecer de comparar planos e tarifas

Fuja dessa tentação de aparelhos fidelizados aos planos. Não vale a pena.

Caso realmente seja mandatório a aquisição de aparelhos procure fora da operadora, pois no varejo você encontrará ofertas mais interessantes sem precisar amarrar seus aparelhos no plano.

11 – Roaming internacional descontrolado

Atualmente as condições de uso de roaming internacional melhoraram bastante, do ponto de vista de ativação e cobrança.

A Vivo, por exemplo efetua cobranças diárias para quem usa o roaming internacional com valor médio de R$ 39,90 por dia.

Seja como for, a grande questão é saber previamente os perfis de uso de roaming internacional em sua empresa, e checar se vale a pena a contratação de um pacote (de pagamento mensal) para determinadas linhas móveis estratégicas.

Por exemplo, para Diretores e Presidentes que estão em constante viagem ao exterior é mais vantajoso a ativação do pacote roaming mensal, uma vez que pode causar a economia de até 90%.

12 – Roaming internacional – Travamento ou liberação

Da mesma forma, não se esqueça de ter sob controle nos portais de gestão das operadoras, quais linhas podem ou não usar o roaming internacional.

Uma linha móvel (não estratégica) com roaming liberado pode causar custos elevados a um colaborador desavisado e consequentemente a sua empresa.

13 – Descontrole do contas a pagar

Não são raros os casos de muitas empresas em que a gestão da telefonia se resume em pagar as contas em dia. De fato, ninguém quer pagar juros e multa ou ter serviços suspensos.

Se como for, você pode contar com uma plataforma onde as faturas detalhadas estejam previamente importadas e disponíveis com 15 dias de antecedência.

Da mesma forma, você pode sinalizar na própria plataforma se as faturas foram pagas ou então dar acesso ao seu Contas a Pagar para obter as faturas de telefonia mensais.

14 – Falta de entendimento estratégico

Quase ninguém tem tempo para fazer a gestão de telecom em suas empresa, haja vista como já mencionado, essa tarefa é algo que não faz parte de suas obrigações principais dos gestores de TI ou Contas a Pagar.

A gestão de custos e recursos das telecomunicações de sua empresa é, atualmente, questão estratégica e não mais operacional, uma vez que disrupções tecnológicas tem ocorrido de forma acelerada.

A grande questão é que a falta de tempo e automatização desse processo de gestão de custos de telefonia, aliado a falta de sensibilização da alta direção, pode ao longo do tempo se tornar desventuras em série para sua empresa.

A solução é deixar aos cuidados de uma empresa especialista que cuida de todo o processo, por exemplo: Segurança, atualizações, auditorias, abertura de chamados na operadora, inclusão de novas linhas e pacotes, cancelamento de serviços, contestação e disputa, controle do inventário, etc.

15 – Gestão de custos focada em troca de plano somente

De fato a redução de custos pode ocorrer na contratação de um plano devidamente dimensionado. Mas achar que os problemas de gestão estão resolvidos confiando somente na redução de custos é coisa jurássica.

Na verdade o mercado direcionado pelas Teles se resume na maioria dos casos em Vender, e mais nada!

A maioria dos gestores da telefonia nas empresas se resumem a resolver os problemas como novo plano mais barato e pagar contas em dia. Os 14 itens anteriores comprovam os inúmeros problemas que podem surgir ao longo do caminho.

Não deixe para depois ou tudo se transformar numa bola de neve.

15 erros na gestão da telefonia #3 – Teste de Conceito Free

Conheça uma plataforma capaz de te ajudar combater e resolver os 15 erros na gestão da telefonia #3.

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429