+55 (31) 4141-7429

Como fazer uma apresentação de resultados de TIC?

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > Como fazer uma apresentação de resultados de TIC?
Como fazer uma apresentação de resultados de TIC?

No departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) expor essas informações de forma adequada é essencial. Os resultados precisam não só ser compreendidos, como também ser convincentes. Então, como fazer uma apresentação de resultados de TIC?

De maneira geral, uma apresentação de resultados de TI deve conter poucos slides e ser objetiva. Deve em síntese, mostrar os ganhos, os riscos e os próximos passos.

É essencial saber exatamente quais dados se quer apresentar e para quem eles serão demonstrados. Assim, é possível oferecer uma explanação clara e sem distrações. Além disso, é importante não abusar de animações, efeitos, cores e fontes. Mantenha as letras com um tamanho agradável, de modo que a audiência possa ler os slides com clareza.

Como fazer uma apresentação de resultados de TIC?

Pensando nisso tudo, preparamos mais uma série de dicas para ajudá-lo a escolher os principais tópicos de uma apresentação desse tipo. Confira!

1. Objetivos e metas

Logo no início da apresentação, é importante resgatar os objetivos e as metas. Vale ainda assim, avaliar se eles foram atingidos como o planejado e se houve modificações.

Nesse momento é importante não só demonstrá-los em ordem cronológica como também, ter domínio sobre os dados inseridos na apresentação de resultados de TIC.

Isto ajuda e muito o envolvimento da plateia.

2. Público-alvo

Conhecer a audiência ajuda a escolher a linguagem certa para que a apresentação seja compreensível para todos. Esse conhecimento é útil, ainda, na hora de escolher a vestimenta mais adequada para a ocasião e a forma de abordar cada tópico durante a apresentação.

3. Explanação

Estudar a fala, fazer simulações, rever os dados e ensaiar são atitudes que ajudam na preparação para a exposição das informações de modo adequado. Se precisar, faça cartões com os principais pontos para manter a boa condução em caso de algum esquecimento.

4. Indicadores

Durante a apresentação, é importante citar alguns padrões de análise, como o “Average revenue per user” (Arpu), um indicador operacional usado na telefonia para designar a receita média por usuário (ao mês). Pode ser empregado para os resultados globais da operadora de telefonia, mas ajuda a saber, ainda, o valor médio por linha.

Outros dados importantes vêm do gross, uma meta quantitativa de venda de linhas telefônicas da operadora — por isso, agentes credenciados são premiados ao atingi-lo. Seu inimigo direto é o churn” (a taxa de cancelamento). Ter um alto gross e um baixo churn é, portanto, fundamental para aumentar a participação de mercado.

5. Resultados

Uma das formas mais naturais de apresentar resultados é começando dos gerais e chegando aos específicos.

Procure usar textos curtos e objetivos.

Exponha números visualmente, com gráficos e tabelas.

Use cores, pois ajuda bastante na interpretação dos dados: aplique verde para ganhos e vermelho, para perdas, por exemplo.

6. Oportunidades

É importante informar as oportunidades de redução de custo e de otimização de processos que eventualmente não foram executadas. Para cada uma delas, vale apresentar o potencial de retorno financeiro e o valor necessário para investimento.

A apresentação pode trazer, ainda, uma prévia das ações a serem tomadas no próximo período, apresentando o respectivo ganho esperado.

7. Perguntas e agradecimentos

Se você preferir receber as perguntas após a exposição basta deixar claro no início da apresentação, pois dessa forma conseguirá ditar o ritmo do encontro. Nesse caso, certifique-se de que a explanação não será longa demais, de modo que a audiência esteja pronta e ainda atenta para fazer as perguntas logo que você terminar.

Ao final, quando todos estiverem satisfeitos com a apresentação de resultados de TI, vale agradecer a atenção e se colocar à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

E então, já se sente preparado para criar sua próxima apresentação de resultados de TI? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos sempre em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429