+55 (31) 4141-7429

Além da análise de faturas de telecom ofereça uma ferramenta de gestão telecom completa

VocêGestor > Blog > VoceGestor Split > Parceiros Telecom > Além da análise de faturas de telecom ofereça uma ferramenta de gestão telecom completa

Ofereça para seus clientes algo além da análise de faturas de telecom.

Você utiliza alguma ferramenta de gestão telecom? Há alguns anos, a gestão de telecom era uma tarefa árdua e que exigia um profundo conhecimento técnico. Por falta de profissionais capacitados, em alguns casos, as empresas dispunham de colaboradores de outros setores para fazer esta tarefa.

Com a evolução da tecnologia, surgiram os analisadores de fatura que auxiliam os consultores de vendas a entender uma fatura para oferecer um plano concorrente. Mesmo assim era preciso um bom conhecimento para utilizar os dados coletados. Então, surgiu a ferramenta de gestão de telecom, com mais funcionalidades, porém muito mais intuitiva.

Por que somente a análise de faturas de telecom não é suficiente

Em um primeiro momento, um software que faz a análise faturas de telecom pode parecer uma saída.

O problema é que, para conseguir chegar a conclusões realmente impactantes, a empresa precisa contar com um colaborador com certa expertise.

Embora o analisador de faturas consiga alguns dados relevantes, o tempo gasto nas análises e relatórios torna o processo cansativo e suscetível a erros.

Não demorou para que empresas tecnológicas percebessem essa lacuna e desenvolvessem uma ferramenta mais eficiente, e foi então que surgiu a ferramenta de gestão de telecom.

As diferenças entre analisador de faturas e ferramenta de gestão telecom

Com essa ferramenta ficou mais fácil realizar a análise das faturas e compreender o perfil de utilização dos colaboradores.

Entenda que a partir dessa evolução as empresas puderam criar contas individuais para cada colaborador. Outros principais benefícios que uma ferramenta de gestão pode oferecer são, por exemplo:

  • acesso individual pelos funcionários (a conta pode ser entregue inclusive por e-mail);
  • agrupamento de faturas por regiões (operadoras diferentes) ou por operadoras (regiões distintas);
  • Auditoria de cobranças indevidas na fatura;
  • identificação de ofensores (números mais ligados, horário de pico nas chamadas, custos mais elevados etc.);
  • identificação de linhas não utilizadas, usuários inativos e outras informações.

Com o gestor de telecom fica mais fácil analisar como os recursos estão sendo utilizados e quais são as possibilidades de redução nos custos, como por exemplo planos mais baratos.

Como uma ferramenta de gestão telecom pode ajudar a reduzir os custos

Apesar de o SaaS VocêGestor Split ser uma excelente aliada na redução de custos, ele obviamente não faz tudo sozinho. É preciso adotar algumas estratégias que, aliadas ao controle dos custos, ajudarão a otimizar os recursos investidos. Algumas dessas medidas são, por exemplo:

Organização de inventário

Utilize a ferramenta de gestão para cadastrar todas as linhas ativas na empresa. Quantos aparelhos estão disponíveis por setor, quais deles realizam ligações interurbanas, para aparelhos móveis etc. tudo precisa estar devidamente registrado para um controle mais eficiente.

Reavaliação dos planos disponíveis

Com um software de gestão você pode avaliar e comparar todos os planos telefônicos ativos na empresa. É bem provável que haja outras opções no concorrente que sejam mais baratas, sem deixar de oferecer as funcionalidades necessárias.

Muitos recursos dos planos oferecidos nem são utilizados em toda a empresa, então utilize a ferramenta de gestão para avaliar a real necessidade de tais funcionalidades.

Crítica na análise de faturas de telecom

O software de gestão de telecom deixará evidente quando houver cobranças indevidas nas contas de telefonia. Além disso é preciso também estar atento aos relatórios que essas ferramentas exibem. Não só pelas cobranças indevidas, como também pelo uso indevido do telefone por parte dos colaboradores.

Avaliação de consumo por departamento ou centro de custos

Já que a ferramenta de gestão exibe com clareza quanto cada departamento consome de telefonia, tente entender por que alguns gastam tanto e quais os retornos que essas ligações têm trazido. Há a possibilidade de usar um plano ilimitado ou videoconferências? Ao responder essas perguntas você certamente encontrará melhorias a serem feitas para otimizar a utilização por setor.

Os principais benefícios oferecidos por uma ferramenta de gestão de telecom

Se você trabalha com o gerenciamento de telecom de seus clientes, é interessante usar os benefícios que um software de gestão oferece como diferencial. Por isso, separamos alguns dos benefícios mais evidentes:

  • redução dos custos com telefonia em até 50%: empresas que investem em gestão de telecom conseguem reduzir os custos pela metade;
  • controle de chamadas: com o gerenciamento de telecom é possível descobrir por quem e quando os aparelhos estão sendo usados, inclusive para qual finalidade;
  • informações detalhadas: os softwares de gestão de telecom são capazes de apresentar relatórios de gastos divididos inclusive por centros de custo;
  • controle de telefonia móvel: celulares não ficam isentos da gestão de uma ferramenta de telecom. Funcionários que utilizam aparelhos corporativos de forma inadequadas podem ser descobertos facilmente.

Embora um analisador de faturas possua suas qualidades, não há como compará-lo com um gestor de telecom completo. Apesar de possuir mais funcionalidades, as ferramentas de gestão possuem interfaces intuitivas, o que facilita o trabalho na coleta de informações.

Por que não implementar uma ferramenta de gestão telecom em seus serviços agora mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

VocêGestor

O VocêGestor traz clareza e simplicidade a ambientes complexos da telefonia, gerando redução de custos, controle de gastos e valor de faturas estáveis.

Endereço

Rua Conselheiro Lafaiete - Nº 1839 - Sala 24 - Sagrada Família
Belo Horizonte / MG.
Telefone: (31) 4141-7429